Informação e lazer na ação Corre Saúde

28 de abril de 2016 - 16:44

Programação aconteceu no contêiner do projeto Corre Pra Vida 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promoveu, nesta quinta-feira, 28, mais uma atividade de saúde/integrativa no âmbito do projeto Corre Pra Vida. A ação Corre Saúde aconteceu no ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) do projeto, localizado na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza.

Desenvolvida em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose, a enfermeira Argina Bandeira, do Posto de Saúde Carlos Ribeiro; e o Núcleo de Rua da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) do município, a ação Corre Saúde ocorreu no horário das seis às 8h30.

Primeiramente, foi realizada uma apresentação musical por parte de integrantes do Núcleo de Rua da SDH, que atuam com abordagem social, prevenção e redução de danos. A enfermeira Argina Bandeira realizou explanação sobre as formas de contágio e tratamento da tuberculose. Em seguida, ocorreu a coleta de material para exame de escarro, necessário para detecção da tuberculose.

Ainda na ação Corre Saúde, a gerente técnica do Corre Pra vida, Adriana Queiroz, fez um breve relato sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto aos usuários presentes, seguido da distribuição de lanche. A iniciativa teve prosseguimento com novas performances musicais pela equipe do Núcleo de Rua.

A secretária Aline Bezerra, titular da SPD, enfatiza que a constante realização de atividades de saúde/integrativas voltadas para a população em situação de rua tem contribuído para o aumento do número de beneficiários do Corre Pra Vida. Hoje, são realizados, em média, cerca de 100 atendimentos/dia.

O contêiner do projeto da SPD fica situado junto à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. O equipamento oferece acesso a sanitário e chuveiro, bem como insumos de higiene e saúde. Equipe multidisciplinar está disponível para acolher as demandas dos usuários, realizar atendimentos psicossociais e fazer encaminhamentos necessários aos serviços das redes públicas.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br