Camocim acolhe programa Fortalecendo Minha Comunidade

29 de abril de 2016 - 18:48

Secretária Aline Bezerra visita futuras instalações de equipamentos de apoio a usuários de drogas no município

Mais um programa de prevenção às drogas desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) chega a Camocim, no litoral Oeste do Ceará, trazendo benefícios para a população local. Trata-se do Fortalecendo Minha Comunidade, iniciativa que proporciona apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e realizem atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas.

A solenidade de entrega de insumos para entidades com projetos contemplados pelo programa em Camocim aconteceu da tarde desta sexta-feira, 29, no auditório do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Maestro Antonio Basílio (NAEC), com a presença da titular da SPD, Aline Bezerra. A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, prestigou o evento, bem como as secretárias de Assistência Social e Cultura do município, Elizabeth Roberto e Edilene Mota, respectivamente; e o vereador Emanuel Vieira, dentre outras autoridades, além de beneficiários dos projetos comunitários.

As entidades contempladas foram a Associação Comunitária do Bairro da Boa Esperança e Adjacências e a ONG São Francisco. A primeira desenvolverá o projeto comunitário Saber Viver, enquanto a segunda implementará o projeto Jovens do Futuro. Cerca de duas mil pessoas serão diretamente beneficiadas.

O evento no NAEC foi iniciado com uma apresentação de teclado por parte da menor Evely Santos, atendida pela ONG São Francisco. Em seguida, discursou a prefeita Mônica Aguiar. “É um prestígio receber a SPD em nosso município. A secretária Aline Bezerra chegou mostrando que tem muita determinação”, disse a chefe do executivo municipal, aproveitando para agradecer à deputada estadual Mirian Sobreira, que esteve à frente da SPD até o início deste mês e levou outros programas de prevenção às drogas a Camocim. Mônica Aguiar completou: “Temos que valorizar a autoestima das nossas crianças para que elas sejam mais fortes que as drogas”.

Em sua fala, a secretária Aline Bezerra destacou a importância do programa Fortalecendo Minha Comunidade, que contempla entidades com atuação comunitária num dos seguintes eixos: esportes, atividades artístico-culturais, atividades de desenvolvimento como foco na prevenção ao uso de drogas e artesanato.

“Pude perceber que a política de prevenção às drogas é bem avançada no município de Camocim. O nosso programa vai fortalecer ainda mais a temática de prevenção”, disse a titular da SPD. Ela lembrou que o objetivo da pasta com a iniciativa é apoiar ONGs, associações e entidades não públicas numa forte parceria que visa fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem.

Aline Bezerra enfatizou que o programa Fortalecendo Minha Comunidade não realiza o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas. Estas recebem, diretamente, materiais, bens e serviços para a implementação dos projetos. Em contrapartida, deverão fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas à SPD.

Em sua fase inicial, o programa Fortalecendo Minha Comunidade beneficiará, ao todo, 38 projetos desenvolvidos em 18 municípios cearenses, quais sejam, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Iguatu, Jardim, Ocara, Pedra Branca, Camocim, Horizonte, Maranguape, Eusébio, Crateús, Tianguá, Aracati, Quixeramobim e Caucaia.

camocAinda em seu discurso, a secretária abordou os outros eixos de atuação da SPD além da prevenção. São eles: tratamento e acolhimento e reinserção social e profissional. Nesse âmbito, Aline Bezerra lembrou a parceria da pasta com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do Estado para a capacitação de usuários de drogas acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs), visando a sua reinserção no mercado de trabalho após a conclusão do período de acolhimento.

Visitas

Durante a estada em Camocim, a secretária Aline Bezerra aproveitou para visitar as instalações da Policlínica Coronel Libório Gomes da Silva e conhecer as futuras instalações do Centro de Recuperação Reviver. Ela esteve acompanhada da assistente social Socorro Araújo e do coordenador da ONG São Francisco, José Maria Alves.

Antonio Thales Cavalcante será o monitor da casa. Ex-usuário de drogas, ele livrou-se da dependência e, hoje, se dedica à recuperação de usuários de álcool e outras drogas. As obras do Centro estão na reta final. O início das atividades deve acontecer até o fim do mês de maio próximo.

Aline Bezerra visitou, também, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em fase final de construção em Camocim por iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado. O espaço contará com blocos distintos destinados ao funcionamento de três equipamentos da rede de atenção psicossocial (CAPS geral, CAPS AD e unidade de acolhimento). A comitiva foi formada pela prefeita Mônica Aguiar, deputado estadual Sérgio Aguiar, prefeitos dos municípios de Chaval e Martinópole, Pacheco Neto e James Bel, respectivamente, e servidores da Secretaria de Saúde de Camocim.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spc.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br