Projeto Corre Pra Vida vai à Praça José de Alencar

6 de maio de 2016 - 16:01

Parceria viabiliza atendimentos para mulheres profissionais do sexo e pessoas em situação de rua

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) fortalece as parcerias com diversas instituições cearenses para ampliar o trabalho de atendimento e abordagem a pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social no âmbito do projeto Corre Pra Vida.

A mais recente cooperação foi firmada com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMDH) da Prefeitura de Fortaleza, através do Núcleo de Rua, para a realização de uma tarde de prestação de serviços a mulheres profissionais do sexo.

A ação aconteceu na tarde da quinta-feira, 5, na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza. Profissionais do projeto Corre Pra Vida da SPD realizaram abordagens junto às profissionais do sexo e pessoas em situação de rua presentes no logradouro para prestar orientações sobre a redução de danos causados pelo uso de drogas.

Com o apoio da unidade móvel do projeto e a participação da enfermeira Argina Bandeira, do Posto de saúde Carlos Ribeiro, foi viabilizada a coleta de escarro para a realização de exame de tuberculose, além de repassadas informações acerca dos cuidados que se deve ter para não contrair a doença e opções de tratamento. Foi realizada, ainda, a distribuição de kits de saúde/higiene, contendo absorvente, preservativos, lubrificante, sabonete, shampoo, escova e creme dental, além de material informativo sobre o projeto Corre Pra Vida.

Outros órgãos participantes da ação na praça foram Sine IDT e Sine Municipal (Cadastro de currículos e divulgação de vagas de emprego), CRAS Mucuripe (Informações sobre Cadastro Único e Bolsa Família), SCDH/Aluguel Social (Informações), SCDH/Coordenadorias (Divulgação de equipamentos de apoio e informativos sobre violações de direitos), CPDrogas (Divulgação e fluxo de tratamento), Funci/Ponte de Encontro (Serviço de abordagem de crianças e adolescentes em situação de rua) e Embeleze (Distribuição de cortesias para procedimentos de beleza).

A iniciativa coincidiu com a proximidade do Dia das Mães, a ser comemorado no próximo domingo, dia 8. Muitas mulheres profissionais do sexo são mães, vivem na rua e enfrentam situações de vulnerabilidade e exclusão social.

O projeto

O Corre Pra Vida consiste num ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso de drogas e promover direitos e inserção social, além do acesso às políticas públicas de saúde.

O processo de reinserção inclui a realização de uma série de atividades integrativas/informativas para os beneficiários no contêiner e em outras áreas da capital, seja por iniciativa da SPD ou através de parcerias.

O contêiner do Projeto Corre Pra Vida funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br