Projeto Corre Pra Vida realiza ação na Avenida Beira Mar

13 de maio de 2016 - 13:50

Atividades integrativas/informativas atraem novos beneficiários 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) fortalece o trabalho de atendimento e orientação a pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social no âmbito do projeto Corre Pra Vida. Na manhã desta sexta-feira, 13, foi realizada mais uma ação “Corre Saúde” em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose, Posto de Saúde Carlos Ribeiro e Núcleo de Rua da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), com apoio da Livraria Itinerante Chico Xavier.

A iniciativa foi realizada na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, das 6 às 8h30. Inicialmente, foi realizada uma apresentação musical do Núcleo de Rua da SCDH, que trabalha com abordagem social, prevenção e redução de danos, formação sobre a redução de drogas, arte e educação com participação dos usuários.

Na ocasião, a enfermeira Argina Bandeira, da Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose, realizou exames para diagnóstico de tuberculose. Para o trabalho, a profissional contou com a estrutura da unidade móvel do projeto Corre Pra Vida. Argina aproveitou para esclarecer dúvidas sobre as formas de contágio e tratamento da doença. 

A ação Corre Saúde envolveu, ainda, a participação dos redutores de danos da equipe do Corre Pra Vida, Milton Júnior e Rogério Pinto, que prestaram orientações ao público beneficiário sobre a redução de danos causados pelo uso de drogas. As atividades foram finalizadas com o oferecimento de lanche.

O projeto

O Corre Pra Vida consiste num ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso de drogas e promover direitos e inserção social, além do acesso às políticas públicas de saúde.

corresaudeO processo de reinserção inclui a realização de uma série de atividades integrativas/informativas para os beneficiários no contêiner e em outras áreas da capital, seja por iniciativa da SPD ou através de parcerias.

O contêiner do projeto Corre Pra Vida funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br