Movimento Prevenção

23 de maio de 2016 - 14:54

Ações pontuais levam programa Juventude em Ação para jovens de mais instituições de ensino

O Movimento Prevenção foi idealizado pelo Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) com o objetivo de atender demanda encaminhadas por instituições educacionais governamentais e não-governamentais, bem como grupos da sociedade civil organizada. As ações pontuais ocorrem através da aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’.

O primeiro estabelecimento beneficiado foi a Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAMCE), onde serão atendidos cerca de 270 estudantes. O aprendizado foi iniciado no último dia 16, na sede da instituição, no bairro Jaceracanga, em Fortaleza. A EAMCE é responsável pela formação de pessoal para a Marinha do Brasil, sendo subordinada ao Comando do 3º Distrito Naval e sob a supervisão funcional da Diretoria de Ensino da Marinha. As próximas etapas de aprendizado ocorrerão nesta segunda-feira, 23, e no próximo dia 30, respectivamente.

O Movimento Prevenção também já chegou ao Colégio Ruy Barbosa, da rede de ensino Cnec, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado. Na unidade escolar foram favorecidos alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, totalizando cerca de 200 estudantes. Ainda em Iguatu, a equipe do SIP / Juventude em Ação esteve reunida com representantes de grupos da sociedade civil organizada Ordem Demolay, Grupo Rotaract e Leo Clube para apresentação do programa de prevenção às drogas e planejamento de ações.

bombeirosOutra unidade escolar atendida pelo Movimento Prevenção é o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. Serão favorecidos cerca de 250 estudantes do ensino médio do estabelecimento até o final do semestre. A primeira etapa ocorreu na sexta-feira, 20.

Já está confirmada para os próximos dias a presença da equipe SIP /Juventude em Ação para a realização do Movimento Prevenção junto a grupos de escoteiros de Fortaleza e para adolescentes integrados às categorias de base dos clubes de futebol Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, beneficiando cerca de 900 jovens com o aprendizado sobre prevenção às drogas.

Instituições interessadas em conhecer o programa Juventude em Ação, viabilizando a realização da ação preventiva junto a seus beneficiários, devem entrar em contato com o SIP / Juventude em Ação, através dos telefones (85) 3238.1884 / 6283.

O programa

Voltado, prioritariamente, para jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, o programa Juventude em Ação vem sendo desenvolvido pela SPD no interior do Estado. Numa forma de projeto-piloto, sete municípios já foram beneficiados, abrangendo 19 escolas e 11.500 alunos.

Para a segunda etapa do programa, a SPD selecionou escolas nos municípios do Eusébio, Maranguape, Beberibe, Massapê e Viçosa do Ceará. Ainda serão selecionados estabelecimentos de ensino de Itapipoca, Russas, Acopiara, Crato e Icó. No total, serão beneficiados cerca de 20 mil alunos do ensino médio da rede pública distribuídos em 20 escolas.

Em Fortaleza, oito escolas foram selecionadas, sendo sete delas no bairro Vicente Pinzon, primeiro território do Ceará Pacífico; e uma no bairro Bom Jardim. Serão beneficiados mais de três mil estudantes.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Esecial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br