SPD em destaque no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

3 de junho de 2016 - 19:17

Secretária Aline Bezerra apresenta atividades da pasta

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) teve o seu dia de maior visibilidade no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde nesta sexta-feira, 3. A titular da pasta, Aline Bezerra, realizou minuciosa explanação sobre a Secretaria por ocasião da mesa “Consórcios Públicos de Saúde e UPAS e Políticas sobre Drogas – Resultados do Ceará”, que debateu o tema “Estratégias intersetoriais e transversais prioritárias para a promoção da cidadania”. O congresso será encerrado amanhã, 4, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A realização é do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em sua explanação, a secretária Aline Bezerra dedicou um pouco mais de tempo para abordar o Corre Pra Vida, projeto desenvolvido pela SPD desde novembro do ano passado, no Centro de Fortaleza. Trata-se de um ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social que faz uso de drogas. O objetivo é reduzir os danos provocados pela dependência química e promover os direitos e a inserção dos beneficiários nas políticas públicas de saúde.

Ainda em sua fala, a titular da SPD mencionou todas as ações da pasta nos eixos da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional. A gestora ressaltou os resultados positivos alcançados, em especial no âmbito da prevenção às drogas, através de programas voltados para crianças, adolescentes e suas famílias, que têm como ponto de partida as escolas da rede pública de ensino.

A secretária também abordou o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) e o aplicativo ‘PossoAjudar’, ferramenta que facilita o acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados em todo o Estado do Ceará para atendimento aos dependentes químicos e seus familiares.

conasems2Além da titular da SPD, também participaram da mesa o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi; o secretário executivo do Conasems, Jurandir Frutuoso; os deputados Odorico Monteiro e Carlos Felipe; e a assessora técnica da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Ana Melo.

Na noite de quinta-feira, 2, segundo dia do congresso, a coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, fez explanações para congressistas de outros Estados que desenvolvem projetos exitosos na área de saúde. O objetivo foi a troca de experiências. Na ocasião, a gestora abordou o Projeto Corre Pra Vida e a política de implantação e fortalecimento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas diversas localidades cearenses.

As apresentações dos programas e projetos da SPD contribuíram para que um maior número de congressistas visitassem a unidade móvel da Secretaria, que está estacionada na área de exposição do congresso. No equipamento, que funciona como estande no evento, técnicas da SPD estão repassando kit contendo amplo material informativo sobre atividades da pasta.

A secretária Aline Bezerra destaca que a SPD tem firmado parcerias com diversos órgãos/instituições, além de participar de eventos com presença significativa de público, em especial aqueles relacionados às áreas de saúde, educação e prevenção. A ideia é alcançar uma maior visibilidade da Secretaria junto à comunidade em geral.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br