Prevenção às drogas domina discussões no Cipod

8 de junho de 2016 - 18:26

Experiências exitosas de São Gonçalo de Amarante foram apresentadas

O tema prevenção às drogas dominou as discussões durante a VII reunião ordinária do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2015-2017. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no auditório da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Na ocasião, a conselheira e advogada Rossana Brasil, que também é coordenadora do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de São Gonçalo do Amarante, realizou breve apresentação de ações desenvolvidas no município no que tange às políticas sobre drogas. A localidade vem obtendo bons resultados no tocante à prevenção às drogas e atendimento/encaminhamento de dependentes químicos.

Rossana Brasil destacou o trabalho junto às crianças matriculadas na rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante, bem como a ação preventiva às drogas entre garis da cidade, muitos deles vítimas do alcoolismo. Em ambos os projetos, o Compod busca reforçar os laços familiares.

As iniciativas no município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foram realçadas com o depoimento do dependente químico Jorge Damasceno. Ele percorre estabelecimentos de ensino e instituições comunitárias para dar seu testemunho sobre os benefícios de manter uma vida saudável e longe das drogas.

O encontro também contou com a participação da coordenadora da ação Juventude do Futuro, Natália Alexandre. A gestora abordou os programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, que são desenvolvidos no Ceará pela SPD em parceria com os ministérios da Justiça e da Saúde. As ações beneficiam crianças da faixa etária de 6 a 14 anos de idade matriculadas na rede pública municipal de ensino, bem como seus familiares. Este ano, os programas estão sendo desenvolvidos em 20 municípios do interior do Estado.

Presidente do Cipod, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, fez questão de ressaltar que a prevenção é o principal eixo de atuação da SPD. Segundo ela, a Secretaria aposta nos bons resultados dos programas de prevenção aplicados nas escolas cearenses para reverter, paulatinamente, o quadro de dependência química no Estado.

A reunião envolveu, ainda, com a apresentação de contribuições da reunião da Comissão Permanente V do Cipod (Monitoramento de funcionamento da Raps) quanto à capacitação para pessoas que atuam em Comunidades Terapêuticas (CTs), além de informes relacionados à Semana sobre Drogas, prevista para o período de 19 a 26 deste mês.

O Conselho

O Cipod foi criado na gestão do governador Camilo Santana com a finalidade de fortalecer o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, construindo uma rede de iniciativas para conter o avanço das drogas no Estado do Ceará. O conselho conta com a participação de representantes de 26 órgãos/instituições, entre secretarias estaduais, organizações não governamentais e entidades religiosas e estudantis do Ceará. o colegiado tem caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br