Juventude em Ação é concluído em Tianguá em 2016

14 de junho de 2016 - 03:00

Solenidades festivas marcam encerramento do programa de prevenção às drogas em escolas de ensino médio

Animação e emoção entre estudantes, professores e convidados marcaram o encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação em Tianguá no exercício de 2016. No município da Serra da Ibiapaba, foram beneficiados 1330 alunos do Liceu de Tianguá José Ni Moreira e da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho. As solenidades de conclusão ocorrerão na manhã e tarde desta terça-feira, 14, envolvendo apresentações artísticas, depoimentos sobre aprendizado e superação, terapia comunitária, entrega de troféus, sorteios e distribuição de prêmios.

Tianguá foi o segundo município cearense em que a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) concluiu a implementação do Juventude em Ação este ano. O primeiro foi Quixeramobim, na última sexta-feira, 10. A prevenção às drogas foi o foco das atividades. Os jovens procuraram apresentar o que de melhor produziram durante a gincana cultural desenvolvida a partir da efetivação do Juventude em Ação nos seus respectivos estabelecimentos de ensino por iniciativa da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação.

A cada manifestação, os estudantes expressaram o desejo de permanecer longe das drogas, além de fortalecerem a mobilização individual e comunitária no enfrentamento a quaisquer dependências químicas. Mereceram destaque as apresentações de dança. Não faltaram, também, exibições de vídeos e cartazes, redações, histórias em quadrinhos e ações voluntárias, dentre outras atividades repletas de criatividade.

Em cada escola, as cerimônias contaram com a presença de gestoras da SPD, além de todo o corpo docente e discente dos estabelecimentos de ensino e representantes da comunidade. Nos depoimentos, estudantes e diretores enfatizaram o programa Juventude em Ação como de fundamental relevância para o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida entre os jovens beneficiados, além de fortalecer o protagonismo juvenil nas escolas e nas comunidades onde residem.

tiangua4O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Até o final de 2016, serão beneficiados estabelecimentos em ensino de 17 localidades do interior do Estado e da capital, Fortaleza.

Programa de prevenção às drogas genuinamente cearense, o Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana cultural com foco na prevenção às drogas. A iniciativa engloba, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária. Os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas selecionadas por meio da formação de grupos de adolescentes voluntários, capazes de aplicar o jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ entre comunidades urbanas e rurais.

Através do programa Juventude em Ação, a SPD foca na redução do número de usuários de drogas, socializando conhecimentos científicos sobre entorpecentes e seus efeitos para a saúde integrados à vida cotidiana dos jovens. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

Camocim, no litoral Oeste do Estado, será o próximo município onde a SPD concluirá o programa Juventude em Ação em 2016. A programação acontece na quinta-feira, 16, no Liceu de Camocim e na EEEP Monsenhor Expedito da Silveira. Nos dois estabelecimentos de ensino, 863 estudantes foram beneficiados com a ação preventiva.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br