Juventude de Camocim diz ‘não’ às drogas

16 de junho de 2016 - 19:26

Estudantes do ensino médio de duas escolas do município foram beneficiados com o programa Juventude em Ação da SPD

As mais diversas expressões de arte e cultura tomaram conta do Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar e da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira. Nos dois estabelecimentos de ensino de Camocim, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) realizou, nesta quinta-feira, 16, solenidades de encerramento da implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, em que mais de 800 estudantes foram beneficiados.

Em clima de alegria e descontração, com direito a rostos pintados, fantasias e intenso colorido em cada canto das escolas, os estudantes externaram o seu contentamento em participar do programa de prevenção através de uma série de ações inseridas numa agitada gincana cultural. Números de dança e apresentações musicais foram destaque na programação nas duas escolas. Também não faltaram depoimentos emocionados e motivadores com foco na prevenção às drogas.

O ponto culminante foi a entrega de troféus às equipes de estudantes vencedoras da gincana cultural, seguida de sorteio e distribuição de prêmios aos jovens. Os estudantes aproveitaram o momento para uma intensa confraternização. A ideia, agora, é levar os ensinamentos para além dos muros das escolas, socializando conhecimentos sobre as drogas e seus efeitos.

Gerente do SIP / Juventude em Ação da SPD, a psicóloga Miriam Barreto destacou os bons resultados do programa no fortalecimento das competências para a vida, miminizando os fatores de risco que aumentam a probabilidade do uso de drogas entre os jovens. Ela avalia que o programa vem tendo grande aceitação pela linguagem direta, descontraída e acessível, viabilizando que os conhecimentos sobre drogas sejam absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária, entrelaçados com a vida cotidiana.

camocim2O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Este ano, serão beneficiadas escolas de 17 localidades do interior e da capital, Fortaleza. No primeiro ciclo da iniciativa preventiva, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos.

Efetivado pela equipe do SIP da SPD, o Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implementação do programa inclui, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios do programa para além dos limites das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br