Camocim festeja sucesso do Juventude em Ação

16 de junho de 2016 - 11:41

Programa de prevenção desenvolvido pela SPD beneficiou mais de 800 estudantes do ensino médio no município

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui, nesta quinta-feira, 16, o primeiro ciclo de encerramento da implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação em escolas de ensino médio da rede pública estadual no exercício de 2016. As solenidades de conclusão ocorrerão no município de Camocim, no litoral Oeste do Ceará, onde foram beneficiados mais de 800 estudantes do Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar e da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira.

A programação nos dois estabelecimentos de ensino inclui apresentações artístico-culturais e de jingles, mostra de trabalhos diversos versando sobre prevenção às drogas, sorteio de prêmios e a entrega de troféus às equipes de estudantes vencedoras da gincana cultural inserida no programa Juventude em Ação. Ocorrerão ainda roda de terapia comunitária e relatos sobre a experiência preventiva idealizada pela SPD por meio do Sistema Integrado de Prevenção (SIP). No Liceu de Camocim, o evento ocorrerá pela manhã, a partir das 9 horas; enquanto na EEEP Monsenhor Expedito da Silveira aconterá à tarde, a partir das 14 horas.

O programa Juventude em Ação é desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. Este ano, serão beneficiadas escolas de 17 localidades do interior e da capital, Fortaleza. No primeiro ciclo da iniciativa preventiva, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos.

Desenvolvido pela equipe do SIP da SPD, o Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana cultural entre os estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implementação do programa inclui, ainda, oficinas de capacitação e rodas de terapia comunitária que proporcionam a expansão dos benefícios do programa para além dos limites das escolas, alcançando as comunidades circunvizinhas.

Com a efetivação do programa, a SPD objetiva obter a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O Juventude em Ação também proporciona o fortalecimento das competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br