SPD movimenta II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

17 de junho de 2016 - 03:00

Secretaria coordenará vasta programação

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) preparou uma vasta programação para marcar a passagem da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que se estenderá de 20 a 26 deste mês. Este ano, o tema será “Todos pela Prevenção”. O objetivo é chamar a atenção para as consequências do uso de álcool e outras drogas líticas e ilícitas em todas as esferas sociais.

As atividades serão desencadeadas a partir da segunda-feira, 20, com a abertura oficial da Semana na sede da SPD, a partir das nove da manhã. A solenidade constará a apresentação de experiências exitosas da pasta ao longo do seu primeiro ano de funcionamento, apresentação do Coral do Corpo de Bombeiros do Ceará, homenagem a parceiros da Secretaria e outras atividades artísticas. A secretária Aline Bezerra anfitrionará as autoridades e demais convidados.

Ainda no dia 20, no horário das 13 às 15 horas, a SPD levará profissionais do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) ao terminal de ônibus do Siqueira, em Fortaleza. O objetivo é a oferta de esclarecimentos e orientações à população sobre as drogas e seus efeitos, além de ressaltar a importância de comportamentos saudáveis.

Na manhã do dia seguinte, 21, das 8 às 12 horas, o terminal de ônibus da Messejana será contemplado. A atividade de divulgação também será desenvolvida nos terminais da Parangaba (dia 21, das 11 às 15 horas), Antonio Bezerra (dia 24, das 8 às 12 horas) e Papicu (dia 24, das 13 às 15 horas) e, ainda, no Shopping Benfica (dia 24, das 11 às 14 horas).

O ponto alto da programação preparada pela SPD é a Ação Cidadania – Todos pela Prevenção, que acontecerá no sábado, dia 25, das 8h30 às 11h30. Será uma manhã de prestação de serviços, cidadania, orientação e encaminhamentos, além de diversas atividades artístico-culturais. Dentre os serviços a serem ofertados estão vacinação, aferição de pressão arterial, lanche, corte de cabelo, manicure, maquiagem, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, cálculo de IMC, assessoria jurídica, rodas de redução de danos, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, oficinas de arte, informações sobre câncer de mama, orientação sobre prevenção às drogas/encaminhamentos na unidade móvel da SPD e outros.

No domingo, dia 26, as atividades alusivas à II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas serão concluídas com a realização do II Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida, com largada a partir das 7 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local. O evento será desenvolvido em parceria entre a SPD e a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza. O passeio marca a passagem do Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas e tem o objetivo conscientizar as pessoas a levarem uma vida mais saudável, além de chamar a atenção da sociedade para a problemática das drogas.

As inscrições para o passeio são gratuitas e estarão abertas até o dia 24 deste mês. Os interessados devem acessar o site da CPDrogas no endereço: www.fortaleza.ce.gov.br/cpdrogas e clicar no banner para preencher a ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail pedalandopelavida2016@gmail.com. Os 100 primeiros inscritos ganharão a camiseta do evento. A lista será divulgada no mesmo site.

A entrega da camisa do evento acontecerá de 20 a 24 de junho, das 8 às 19 horas, e no sábado, das 8 às 12 horas, na Avenida Luciano Carneiro, 99, Bairro de Fátima, sede da CPDrogas. Para receber a camisa do passeio, o participante deverá apresentar o documento de identificação (RG ou Carteira de Motorista).

As inscrições para o evento permanecerão abertas após a divulgação da lista para que a organização possa ter uma expectativa de público previsto. No dia do evento também haverá a entrega de blusas para os 100 primeiros participantes.

Apoio

Ao longo da semana, a SPD marcará presença em programações elaboradas pela Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas). Na terça-feira, 21, a partir das 16 horas, a pasta participará da abertura da IV Semana Municipal sobre Drogas de Fortaleza, na Praça da Gentilândia. A Secretaria levará sua unidade móvel para a oferta de informações, prestação de orientações e distribuição de material sobre ações no âmbito das políticas sobre drogas.

Na quarta-feira, 22, a partir das 15 horas, a SPD prestigiará o evento ‘Conexão Esporte e Prevenção na praia do Titanzinho’, mais uma iniciativa da CPDrogas. A pasta estará no local com uma de suas unidades móveis. No dia seguinte, 23, pela manhã e à tarde, a Secretaria participará de atividades integrativas oferecidas pela CPDrogas no Cuca Barra do Ceará. A programação inclui torneio de futebol com a participação de time composto por usuários do projeto Corre pra Vida.

Na sexta-feira, 24, a partir das 17 horas, a SPD estará no Arrasta Pé da Prevenção. A iniciativa é do projeto Ceará Pacífico do Governo do Estado e ocorrerá na Praça do Mirante, no bairro Vicente Pinzón. Uma das unidades móveis da pasta funcionará como estande da pasta. Além disso, a Secretaria coordenará exposição de peças artesanais produzidas a partir da efetivação do programa de prevenção Fortalecendo Minha Comunidade naquela área de Fortaleza.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.br – daniela.negreiros@spd.ce.gov.br