II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

22 de junho de 2016 - 13:49

SPD leva informações a terminais de ônibus e shoppings de Fortaleza

Pautando a programação da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que se estende até o próximo domingo, 26, a SPD desembarca em terminais de ônibus e shoppings de Fortaleza, levando informações/orientações sobre a prevenção às drogas para a população. O objetivo é chamar a atenção para as consequências do uso de álcool e outras drogas líticas e ilícitas em todas as esferas sociais.

Nesta quarta-feira, 22, a ação informativa ocorre no Shopping Via Sul e no terminal de ônibus da Parangaba, pela manhã. Amanhã, 23, os locais de atuação serão o terminal do Papicu (das 8 às 12 horas) e o Shopping Benfica (das 11 às 14 horas). Na sexta-feira, 24, técnicas da SPD estarão no terminal do Antônio Bezerra, das 8 às 12 horas; e novamente no Shopping Benfica, das 11 às 14 horas.

O ponto alto da II Semana Estadual de Políticas sobre Drogas será a Ação Cidadania – Todos pela Prevenção, que acontecerá no sábado, dia 25, das 8h30 às 11h30, na Praça do Colégio Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga. Será uma manhã de prestação de serviços, cidadania, orientação e encaminhamentos, além de diversas atividades artístico-culturais.

Dentre os serviços a serem ofertados estão vacinação, aferição de pressão arterial, lanche, corte de cabelo, manicure, maquiagem, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, cálculo de IMC, assessoria jurídica, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, oficinas de arte, informações sobre câncer de mama, orientação sobre prevenção às drogas/encaminhamentos na unidade móvel da SPD e outros.

No domingo, dia 26, as atividades comemorativas serão concluídas com a realização do II Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida, com largada a partir das 7 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó. A chegada ocorrerá no mesmo local. O evento será desenvolvido em parceria entre a SPD e a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza. O passeio marcará a passagem do Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas e tem o objetivo conscientizar as pessoas a levarem uma vida mais saudável, além de chamar a atenção da sociedade para a problemática das drogas.

As inscrições para o passeio são gratuitas e estarão abertas até a próxima sexta-feira, dia 24. Os interessados devem acessar o site da CPDrogas no endereço: www.fortaleza.ce.gov.br/cpdrogas e clicar no banner para preencher a ficha de inscrição, que deve ser enviada para o e-mail pedalandopelavida2016@gmail.com. Os 100 primeiros inscritos ganharão a camiseta do evento. A lista será divulgada no mesmo site.

Apoio

Ainda nesta quarta-feira, 22, a partir das 15 horas, a SPD prestigia o evento ‘Conexão Esporte e Prevenção na praia do Titanzinho’, mais uma iniciativa da CPDrogas. A pasta estará no local com uma de suas unidades móveis. No dia seguinte, 23, pela manhã e à tarde, a Secretaria participará de atividades integrativas oferecidas pela CPDrogas no Cuca Barra do Ceará. A programação inclui torneio de futebol com a participação de time composto por usuários do projeto Corre pra Vida.

Na sexta-feira, 24, a partir das 17 horas, a SPD estará no Arrasta Pé da Prevenção. A iniciativa é do projeto Ceará Pacífico do Governo do Estado e ocorrerá na Praça do Mirante, no bairro Vicente Pinzón. Uma das unidades móveis da pasta funcionará como estande da pasta. Além disso, a Secretaria coordenará exposição de peças artesanais produzidas a partir da efetivação do programa de prevenção Fortalecendo Minha Comunidade naquela área de Fortaleza.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 98902.7939 /comunicacao@spd.ce.gov.br-daniela.negreiros@spd.ce.gov.br