Todos pela Prevenção

24 de junho de 2016 - 17:41

Criada em março de 2015 por iniciativa do governador do Ceará, Camilo Santana, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) coordena, articula e executa ações para a consolidação da Política Estadual sobre Drogas. Com pouco mais de um ano de atuação, a pasta apresenta resultados revelantes, atuando nos eixos da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de usuários de drogas na busca da garantia de promoção de direitos.

Hoje, a SPD está presente em 25 municípios cearenses através do Sistema integrado de Prevenção (SIP), que engloba cinco programas de prevenção às drogas. São eles: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, desenvolvidos em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Ministério da saúde; Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade. Ao todo, estão sendo beneficiadas 25.200 crianças e adolescentes.

O Jogo Elos é realizado em escolas e voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental I e II da rede pública de ensino do Estado do Ceará. A iniciativa estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, como autonomia, autoconhecimento, assertividade, autocontrole, protagonismo e outras, contribuindo para a formação de crianças participativas e colaborativas.

O #Tamojunto mobiliza jovens de 13 e 14 anos inseridos no ensino fundamental II da rede pública de ensino do Estado. São aulas de atividades interativas que despertam habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. O programa também oferece oficinas para pais e responsáveis, entrelaçando a vida familiar com as práticas de prevenção.

O programa Famílias Fortes é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O objetivo é reduzir os fatores de risco no tocante às drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Um ciclo de reuniões proporciona um espaço reflexivo, onde pais, responsáveis e filhos podem desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. A ideia é alcançar a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como obter a melhoria do rendimento escolar do aluno. Um total de 865 famílias já foram beneficiadas.

O Juventude em Ação é realizado em escolas, atingindo estudantes do ensino médio da rede pública do Estado. O projeto inclui a aplicação do jogo interativo ’Na Trilha da Cidadania’, gincana cultural e rodas de conversa (Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa) que envolvem familiares e lideranças locais. O objetivo é alcançar a diminuição do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos sobre as drogas e seus efeitos para a saúde integrados à vida cotidiana. Além disso, o Juventude em Ação busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

O Fortalecendo Minha Comunidade é voltado às entidades comunitárias que desenvolvem atividades na perspectiva da promoção de cidadania e prevenção do uso de drogas. O objetivo é apoiar técnica e financeiramente os projetos de iniciativas comunitárias a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas. O programa foi desencadeado este ano e estábeneficiandoprojetos comunitários em diversos municípios cearenses.

Também constituem-se atribuições da SPD a promoção de estudos e pesquisas sobre drogas e o incentivo à criação de Conselhos Municipais sobre Drogas (Compods), colegiados que atuam como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à Política sobre Drogas em seus territórios. Hoje, são 87 Compods constituídos, sendo 22 deles a partir da gestão da SPD.

No âmbito do acolhimento e tratamento, a SPD disponibiliza o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), espaço localizado na sede da Secretaria que oferece atendimento especializado e sem necessidade de agendamento a pessoa e famílias com problemas gerados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. A partir da identificação do perfil do usuário, este é encaminhado para um dos equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Rede SUAS e rede de apoio.

O CRD conta, ainda, com duas unidades móveis com o objetivo é levar os serviços oferecidos pelo equipamento da SPD a todos os municípios do Estado. Desde a implantação do equipamento, já foram realizados mais de cinco mil atendimentos. Além do atendimento presencial, o público pode obter informações/orientações profissionais através do telefone 0800.2751475.

A SPD também oferece acolhimento em Comunidades Terapêuticas (Cts), que atuam na forma de prestação de serviços e compõem o Sistema Acolhe Ceará. Atualmente, são 222 vagas conveniadas com a Secretaria e 350 contratadas pela Senad, totalizando 572 vagas em 20 CTs. A SPD recebe encaminhamentos advindos de todos os municípios cearenses através da Raps. O acolhimento nas CTs é voluntário e todas as unidades estão sujeitos a atividades de monitoramento e avaliação por parte da Secretaria.

Outra iniciativa com foco no acolhimento é o Projeto Corre Pra Vida. Trata-se de um ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O contêiner foi instalado pela SPD, em novembro de 2015, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia. Uma equipe multidisciplinar, envolvendo psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e redutores de danos, realiza atendimentos psicossociais e encaminhamento de demandas para a Raps, Rede SUAS e Rede de Apoio. Também são disponibilizadas atividades de autocuidado (sanitário e banho), bem como insumos de higiene e saúde.

Profissionais do projeto realizam acompanhamento de casos, abordagens de campo, oficinas sobre a temática das drogas, bem como atividades artístico-culturais para o público-alvo. Desde o início do Corre Pra Vida já foram realizados mais de 18 mil atendimentos. O projeto mantém constante diálogo com as instituições representativas da população de rua e com a rede pública de serviços para construir fluxos e articulações em prol desse público.

No eixo da reinserção social e profissional, a SPD firmou parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o que permitiu a efetivação dos projetos ‘Criando Oportunidades’ e ‘Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista’ ao longo de 2015. As ações envolveram a oferta de cursos de cozinheiro, eletricista, mecânico de motos, corte e costura e informática, beneficiando, diretamente, 225 pessoas em uso problemático de drogas. Ainda na área da reinserção social, a SPD viabilizou a oferta de cursos profissionalizantes por meio daparceria firmada com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, através do Instituto Promil (Instituto Programa do Movimento de Integração Milenar).

Para o ano de 2016, a SPD renovou a parceria com a STDS. Cursos profissionalizantes em diversas áreas terão início ao longo do segundo semestre. O objetivo é levar oportunidades de qualificação para pessoas em uso problemático de drogas, reforçando a recuperação e a melhoria da autoestima, além de evitar a ociosidade e propiciar a construção de vínculos sociais.

Com o objetivo de facilitar a comunicação com público em geral, a SPD disponibiliza o aplicativo ‘PossoAjudar’, através do qual torna-se possível acesso fácil, via telefone celular, a informações sobre as atividades da pasta, bem como sobre toda a rede de atendimento psicossocial e Rede SUAS no Ceará. Estão disponíveis telefones e endereços das unidades em cada um dos 184 municípios cearenses.

Para a efetivação da Política Estadual sobre Drogas, a Secretaria considera de fundamental importância a parceria e articulação com a rede de atenção e apoio em todo o Estado, viabilizando um atendimento humanizado e eficaz ao dependente químico.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br