Centro de Referência sobre Drogas

28 de junho de 2016 - 16:31

Atendimento facilitado para usuários de drogas e seus familiares

Informação, escuta, orientação, encaminhamento. Estas são as principais atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), unidade disponibilizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) para acolhimento ao dependente químico e seus familiares. Desde a implantação da SPD, em junho de 2015, já foram realizados mais de cinco mil atendimentos.

O CRD funciona no prédio da SPD, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos e enfermeiros. Não é necessária a marcação de horário para usufruir dos serviços.

Depois de realizar um cadastro, o usuário terá encaminhamento específico, dependendo do quadro apresentado. Este encaminhamento pode ser para leitos de desintoxicação em hospitais gerais, Caps, Caps AD, Centro Pop, Cras, Creas, pousada social, unidade de acolhimento adulto, postos de saúde e grupos de ajuda mútua.

Além disso, a SPD mantém convênio, em forma de prestação de serviços, com Comunidades Terapêuticas (CTs) para o acolhimento de usuários que se enquadrem no perfil de funcionamento e atividades desenvolvidas por esses equipamentos de apoio. O encaminhamento é realizado a partir de avaliação por parte da equipe do CRD.

Os serviços do CRD são levados aos diversos municípios cearenses através de uma unidade móvel, uma Sprinter estrategicamente projetada para oferecer um espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido a uso de drogas e/ou por ter casos na família que precisem de cuidados especiais. Além desse serviço oferecido diretamente à população, os profissionais se reúnem com gestores e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), buscando consolidar a execução das diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.

Para ter acesso aos serviços do CRD, o usuário e seus familiares também dispõem do telefone 0800 2751475.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br