SPD reforça papel dos articuladores municipais

6 de julho de 2016 - 17:36

Profissionais viabilizam a efetivação dos programas de prevenção às drogas nas localidades cearenses contempladas

A viabilidade da aplicação dos programas federais de prevenção às drogas nas localidades cearenses selecionadas pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) passa, impreterivelmente, pelo apoio dos articuladores municipais. Eles são os profissionais responsáveis por mobilizar os recursos humanos e logísticos, bem como os materiais necessários às ações preventivas, além de atuarem como elo entre os executores dos programas e as gestões municipal, estadual e federal.

Para reforçar o papel dos articuladores municipais, a SPD reuniu os profissionais dos 20 municípios contemplados com os programas de prevenção Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, que integram o Projeto Juventude do Futuro, desenvolvido pela pasta. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório da Secretaria, sob a coordenação da gerente do projeto, Natália Alexandre. O encontro também contou com a presença da coordenadora dos programas de prevenção da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Andréa Leite, e de formadoras federais e gestoras estaduais.

Na oportunidade, os articuladores municipais conheceram os programas de prevenção de forma mais aprofundada, além de tirar dúvidas sobre a pactuação das ações nas localidades que representam e quanto à mediação entre os setores da saúde, educação e assistência social, diretamente envolvidos na efetivação dos programas.

Ao abordar os programas de prevenção, a coordenadora Andréa Leite enfatizou os resultados positivos alcançados junto a crianças, adolescentes e suas famílias nos municípios beneficiados, a exemplo da redução do consumo de drogas já iniciado, o retardamento da idade de experimentação, a melhoria dos vínculos institucionais, fortalecimentos dos projetos de vida e a ampliação da participação de sujeitos e coletivos nas ações de prevenção. A gerente do Juventude do Futuro, Natália Alexandre, reforçou que os programas não alcançam os resultados esperados sem o efetivo engajamento dos articuladores municipais.

encontro3Em 2016, a SPD, em parceria com a Senad/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), levará os programas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes a 20 municípios cearenses, o que representa o dobro das localidades beneficiadas no ano passado. Os municípios favorecidos são os seguintes: Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia, Aracati, Crato, Icó, Massapé, Acopiara, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa do Ceará e Beberibe.

O Ceará é o Estado brasileiro com o maior número de municípios beneficiados com os programas federais de prevenção às drogas. As ações também ocorrem em outros 10 Estados brasileiros, num trabalho dividido entre a Senad/Fundação Fiocruz e o Ministério da Saúde.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br