Mãos que fazem arte

14 de julho de 2016 - 17:13

Mulheres do Vicente Pinzón concluem cursos de artesanato viabilizados pela SPD

A manhã da sexta-feira, 15, será especial para dezenas de mulheres atendidas pela Associação União dos Jovens do Vicente Pinzón (UJVP), um dos bairros mais carentes de Fortaleza. Elas foram beneficiadas com a participação em cursos na área de artesanato viabilizados através do Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado. Agora, se preparam para abraçar um novo ofício que lhes proporcionará renda e, assim, uma vida mais digna.

As 200 mulheres favorecidas com o PFMC no Vicente Pinzón são agregadas às instituições Casa da Paz, Gamac, Quebra Molas, Ondas da Arte, Casa de Costura e Associação Arte e Costura, atreladas à UJVP. As concludentes realizaram cursos de arte e costura, artesanato em biscuit, pintura em tecido, arte em mimos e bordados. Elas terão a oportunidade de demonstrar todo o aprendizado com a apresentação das peças produzidas, caracterizadas pelo esmero e bom gosto, numa demonstração de que suas mãos fazem arte. Além disso, participarão de roda de conversa sobre prevenção às drogas com técnicas da SPD.

O Fortalecendo Minha Comunidade caracteriza-se como um programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Com a realização do PFMC, a SPD objetiva fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Estado do Ceará.

O programa não estabelece o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas, que recebem, diretamente, materiais, bens e serviços. Em contrapartida, deverão fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD. Em sua etapa inicial, o programa contemplou 38 projetos em 18 municípios cearenses.

Em Fortaleza, o bairro Vicente Pinzón foi priorizado pela SPD por constituir-se no primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico, implementado pelo governo do Estado do Ceará. A iniciativa abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

A SPD participa do pacto através da implementação do PFMC e do programa Juventude em Ação, voltado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Fernando Brito
Redator

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br