Workshop Trilhando Conhecimento com Compods

11 de agosto de 2016 - 17:34

Numa primeira fase, conselheiros de 15 municípios serão capacitados

Horizonte é o primeiro município cearense beneficiado com a realização do workshop Trilhando Conhecimento com Compods. A iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) objetiva prestar orientação e atualizar conselheiros municipais de políticas sobre drogas para que possam lidar com a temática com maior embasamento em suas respectivas localidades. Na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o evento foi realizado nesta quinta-feira, 11, na Casa dos Conselhos Oderna Carolino de Oliveira.

A programação foi desenvolvida pela manhã e à tarde e envolveu a apresentação dos participantes, amostra das políticas sobre drogas no estado do Ceará por técnicos da SPD, abordagem da atuação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Horizonte, iniciativas comunitárias/projetos voltados para a prevenção às drogas, elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas e relatório final.

Cerca de 30 conselheiros participaram da capacitação. Divididos em grupos, eles tiveram a oportunidade de abordar as potencialidades e vulnerabilidades do município no âmbito da temática drogas, além de esclarecer dúvidas e apresentar propostas para a política sobre drogas em Horizonte, com foco nos eixos prevenção às drogas, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional dos usuários de drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, explica que a SPD tem como uma de suas missões o desenvolvimento e coordenação das políticas sobre drogas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população cearense. “Assim, como forma de fortalecer e qualificar as ações desenvolvidas, a SPD está efetivando a proposta de um momento de orientação e atualização dos membros do Compod de cada localidade com a realização do workshop”, diz a secretária, lembrando que, antes de cada evento, a SPD colhe informações para o diagnóstico situacional das políticas sobre drogas na localidade beneficiada.

workshop horizonte6Numa primeira etapa, o workshop Trilhando Conhecimento com Compods ocorrerá em localidades onde os colegiados apresentam atuação relevante e que solicitaram, formalmente, a capacitação junto à SPD. Além de Horizonte, serão beneficiados os seguintes municípios cearenses: Aquiraz, Juazeiro do Norte, Farias Brito, Barbalha, Russas, Pereiro, Marco, Bela Cruz, Sobral, Santana do Acaraú, Aracati, Itaiçaba, Jucás e Várzea Alegre. Todas essas localidades deverão sediar o workshop até o final de setembro próximo.

De acordo com a secretária Aline Bezerra Câncio, atualmente, o Ceará conta com 93 Compods constituídos, sendo que 25 desses colegiados foram formatados a partir da gestão da SPD, em junho de 2015.

Serviço:

Workshops com datas confirmadas:

Juazeiro do Norte – 17/8
Farias Brito – 18/8
Barbalha – 19/8

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicação@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br