Secretária Aline Bezerra Câncio conhece iniciativas na área de políticas sobre drogas em São Paulo

16 de agosto de 2016 - 15:25

Objetivo é observar experiências exitosas e implementá-las no Ceará

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, viajou na madrugada desta terça-feira, 16, para São Paulo. Na capital paulista, a titular da SPD visitará instituições que prestam atendimento a pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas a fim de conhecer experiências exitosas que possam ser implementadas no Ceará.

Acompanhada da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, a secretária conhecerá, hoje, a Unidade Recomeço Helvetia, a Tenda Recomeço e o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod). Na quarta-feira, 17, a titular da SPD visitará a Comunidade Terapêutica Instituto Renovar. No último dia da estada em São Paulo, quinta-feira, 18, Aline Bezerra Câncio confere de perto o Programa de Braços Abertos (PBA).

Iniciativas

O Programa Recomeço atua na dependência química com abordagens focadas na urgência, internação, acolhimento social, tratamento pós-alta e na reinserção social e tem como um dos pilares a Unidade Recomeço Helvetia, localizada na área denominada de Cracolândia, no Centro de São Paulo.
A unidade tem três linhas de ação principais, que incluem centro de convivência, enfermaria de desintoxicação e moradias assistidas. O centro de convivência atua na linha de cuidados pessoais, com banho, barbearia, academia e grupos terapêuticos, além de atividades educativas e visitas a equipamentos culturais com o objetivo de resgatar a autoestima do usuário no pré-tratamento.
A Tenda Recomeço é um espaço voltado à assistência de dependentes químicos. Ali, uma equipe formada por profissionais da área de saúde e agentes sociais faz abordagem e presta atendimento, contando com o suporte de dois ônibus.

O Cratod foi criado pelo governo de São Paulo para prestar assistência médica intensiva e não intensiva a pacientes com transtornos decorrentes de álcool, tabaco e outras drogas nas diversas faixas etárias. Outras atribuições do Centro são elaborar, promover e coordenar programas, cursos, projetos de capacitação, treinamento ou aperfeiçoamento de recursos humanos; e desenvolver programas especiais de educação preventiva e promover campanhas educativas e de informação à população.

A Comunidade Terapêutica (CT) Instituto Renovar é voltada para a recuperação de alcoólicos e dependentes químicos, situada na cidade de Mairiporã/SP. O sistema de trabalho visa a reabilitação física, mental, emocional, conscientização do problema, resgate e prática de valores e a reintegração à sociedade em qualidade de vida.

O Programa de Braços Abertos é desenvolvido pela prefeitura paulistana. A iniciativa parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia digna, com orientação de intervenção não violenta. Suas diretrizes trazem um novo olhar sobre o dependente químico, que deixa de ser tratado como um caso de polícia e passa a ser encarado como cidadão, com direitos e capacidade de discernimento. O tratamento de saúde é uma consequência das etapas anteriores e não condição prévia imposta para participar do programa.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela. negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara