Ceará Pacífico na região Centro Sul

22 de agosto de 2016 - 12:59

Governador elogia ações desenvolvidas pela SPD

O Pacto por um Ceará Pacífico chegou à região Centro Sul do estado com a implantação da unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Iguatu. A solenidade, presidida pelo governador Camilo Santana, aconteceu no sábado, 20, e contou com a presença da titular da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira. A SPD é um dos órgãos estaduais que integram o pacto, tendo a tarefa de implementar as políticas sobre drogas nos diversos territórios, com foco na prevenção.

O efetivo da polícia especializada na região está dividido em seis equipes, com auxílio de duas viaturas e 24 motocicletas para atender a região da AIS 16. Ao todo, 15 municípios serão beneficiados com a instalação da unidade na região: Acopiara, Baixio, Cariús, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre. O investimento total é de R$ 1.530.278,54, incluindo 24 motos, duas viaturas, armamentos e outros equipamentos.

O Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, o pacto opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

iguatu raio2Em seu discurso durante a solenidade em Iguatu, o governador Camilo Santana destacou: “Nós temos que investir em educação, saúde, na nossa juventude e na geração de empregos para garantir, também, segurança e qualidade de vida. O Ceará já é a terra da luz e vamos transformá-lo também na terra da paz”. Ele aproveitou para ressaltar o trabalho desenvolvido pela SPD na região Centro Sul e em todo o estado, destacando as ações de prevenção implementadas nas escolas. “Em pouco tempo de funcionamento, a Secretaria já mostrou um trabalho incrível”, disse.

Criada em 2015 pelo governador Camilo Santana, a SPD já levou programas de prevenção às drogas a 25 municípios cearenses, além de alcançar outras localidades do estado com uma unidade móvel, oferecendo orientação e realizando encaminhamentos de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br