Movimento Prevenção beneficiará estudantes do Liceu do Ceará

30 de agosto de 2016 - 17:57

Ação pontual leva conhecimento sobre prevenção às drogas para jovens de diversas instituições

Iniciativa da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Movimento Prevenção foi idealizado com o objetivo de atender demandas no âmbito da prevenção às drogas encaminhadas por instituições educacionais governamentais e não-governamentais, bem como grupos da sociedade civil organizada. A ação é pontual e ocorre através da aplicação do jogo interativo Na Trilha da Prevenção.

O próximo estabelecimento de ensino a ser beneficiado é o Colégio Estadual Liceu do Ceará. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30, foram definidos os detalhes da ação preventiva. Participaram do encontro a secretária executiva da SPD, Aline Bezerra Câncio; a coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação, Miriam Barreto; e a coordenadora pedagógica do Liceu do Ceará, professora Marília Gaspar.

No decorrer do mês de setembro próximo, o Movimento Prevenção será apresentado aos professores do Liceu do Ceará. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, será desenvolvido junto aos cerca de 400 estudantes do tradicional estabelecimento de ensino de Fortaleza, que estão distribuídos em 26 turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. O Liceu do Ceará é o terceiro colégio mais antigo do Brasil e completa 171 anos de ensino em 2016.

Desde que foi criado, em maio deste ano, o Movimento Prevenção já foi realizado junto a alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAMCE) e do Colégio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e jovens atletas das categorias de base do Ceará Sporting Club, todos em Fortaleza, bem como estudantes dos colégios particulares Ruy Barbosa, Polos e Moderno e adolescentes integrados aos grupos da sociedade civil organizada Ordem Demolay, Grupo Rotaract e Leo Clube, todos do município de Iguatu, na região Centro Sul do Ceará.

Instituições interessadas em conhecer o Movimento Prevenção devem entrar em contato com o SIP / Juventude em Ação da SPD, através dos telefones (85) 3238.1884 / 6283. A iniciativa integra o Programa Juventude em Ação (JA), voltado para jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais. Em sua segunda fase, o JA será desenvolvido em 28 escolas de 16 municípios cearenses até o final de 2016, beneficiando cerca de 16 mil alunos.

Os municípios contemplados são: Viçosa do Ceará, Massapé, Beberibe, Eusébio, Crato, Icó, Jaguaribe, Cedro, Várzea Alegre, Itapipoca, Maranguape, Acopiara e Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Bom Jardim, áreas do Ceará Pacífico), Horizonte, Aquiraz e Redenção.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br