JA: Manhã festiva em Caucaia

29 de setembro de 2016 - 18:55

Programa de prevenção às drogas da SPD beneficia estudantes do ensino médio no município

A juventude de Caucaia garante: “Tá tranquila, tá favorável, tá saudável. E vai ficar ainda mais”. O animado refrão deve ecoar ainda com mais potência nesta sexta-feira, 30, entre os estudantes da Escola de Ensino Médio (EEM) Romeu de Castro Menezes, no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia. No estabelecimento educacional, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) realiza, durante toda a manhã, o encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA).

A programação, que promete envolver toda a comunidade escolar, inclui uma série de apresentações artísticas e culturais por parte dos estudantes, roda de conversa e a entrega de prêmios e troféus às equipes vencedoras da gincana da prevenção. A expectativa é de uma grande festa em torno do tema prevenção às drogas.

A coordenadora do JA na SPD, psicóloga Miriam Barreto, destaca que o programa visa reduzir o número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos integrados à vida cotidiana dos jovens sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários. “Os estudantes participam de uma movimentada ciranda de prevenção, que também alcança professores, familiares e as comunidades onde vivem”, enfatiza.

O estudante Pedro Ivo, de 17 anos, considera que o Juventude em Ação uniu os estudantes. “Participamos da gincana cultural em nossa escola e tentamos conquistar o troféu de campeão, mas aqui todo mundo é vencedor por querer saber mais sobre os efeitos ruins das drogas e querer ficar longe delas”, disse.

O JA é um programa pioneiro no País para estudantes do ensino médio, envolvendo, ainda, pais, professores e a comunidade onde residem numa verdadeira força-tarefa de prevenção às drogas. A ação já está em sua segunda fase, sendo desenvolvida pela SPD em 28 escolas de ensino médio da rede pública, favorecendo cerca de 16 mil estudantes em 16 municípios do estado.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br