Um passo para o recomeço

29 de setembro de 2016 - 16:12

SPD oferece cursos de capacitação em parceria com a STDS

Vinte homens atualmente em tratamento da dependência química na Comunidade Terapêutica (CT) Athos, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), viverão uma tarde diferente na sexta-feira, 30. Na luta pela recuperação e pensando no retorno ao convívio social, eles venceram mais uma batalha ao concluírem o curso profissionalizante de cabeleireiro. A entrega dos certificados acontecerá na sede da CT, com a presença da direção da unidade e de familiares dos concludentes. O momento promete ser de plena alegria e descontração.

A capacitação dos internos foi viabilizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do estado no âmbito do Programa Criando Oportunidades. A ação objetiva promover a reinserção social e profissional de usuários de drogas. A duração do curso foi de 100 horas/aula. Os participantes tiveram frequência de 100% e, agora, só pensam em encerrar o tratamento na CT e conseguirem uma posição no mercado de trabalho.

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes foi iniciada no ano passado. Em 2016, foram disponibilizadas 200 vagas para acolhidos em 10 CTs que prestam serviços à SPD e que estão distribuídas por Fortaleza, Região Metropolitana (RMF), Cariri e Zona Norte do Estado. Os cursos oferecidos são os seguintes: cabeleireiro, mecânico de motos, eletricista predial, masseiro, doces e salgados e reparador de aparelhos domésticos. Hoje, esses ofícios apresentam elevada demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho.

As CTs beneficiadas são: Fazenda Esperança Sagrada Família (Fortaleza), Caverna do Adulão (Itaitinga), Ágape (Maracanaú), Fazenda Esperança (Pacatuba), Grão de Mostarda (Eusébio), Catarina Labouré (Aquiraz), Vida Manará (Aquiraz), Atos (Caucaia), Aliança da Misericórdia (Barbalha) e Fazenda Esperança (Sobral). As entidades atenderam aos seguintes critérios de seleção: estrutura física, envolvimento e interesse dos acolhidos, perfil dos internos em relação à faixa etária, escolaridade e disponibilidade de vagas.

Os cursos estão sendo ministrados por instrutores das ONGs Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear) e Centro de Formação e Integração Social (CFIS). Uma articulação da SDP com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilita a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.

Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira ressalta que, além da oportunidade de qualificação oferecida aos usuários de drogas em tratamento, os cursos profissionalizantes contribuem para a recuperação da autoestima dos acolhidos nas CTs, além de reduzir a ociosidade e novas possibilidades de uso de drogas.

Serviço:

Evento: Entrega de certificados do curso profissionalizante de cabeleireiro
Local: CT Athos – Rua Francisca Pereira Lima, 757, Jardim Icarai, Caucaia-CE
Data: 30/9
Horário: 14 horas

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br