PFF: manhã festiva em Caucaia

28 de outubro de 2016 - 18:47

Ação reduz fatores de risco ao uso e abuso de drogas e fortalece os vínculos familiares e comunitários

Quinze famílias residentes no bairro Parque Soledade, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vivenciaram uma manhã festiva nesta sexta-feira, 28. Elas participaram do evento de encerramento do programa federal de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF), desenvolvido na comunidade pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O momento foi de alegria e confraternização pelos resultados alcançados.

A programação foi realizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)/Sede de Caucaia e envolveu a mostra de vídeos com depoimentos emocionados de membros das famílias beneficiadas pelo programa de prevenção, a entrega de certificados de participação, roda de conversa e momento de confraternização. A SPD foi representada pelas gestoras estaduais do PFF, Lívia Holanda e Gabriella Lôbo.

O PFF constitui-se num ciclo de sete encontros semanais conduzidos por profissional de assistência social, saúde e educação, envolvendo pais, responsáveis, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade. Cada encontro tem duração de duas horas. Primeiramente, separados em grupos, pais e filhos abordam temas da vida em família, como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias. Num segundo momento, os grupos são reunidos, estimulando a conversação familiar. O programa também oferece sessões de acompanhamento para monitoramento dos resultados e também para reforçar os valores apreendidos.

pff caucaia11Com envolvimento dos centros de referência de assistência Social (CRAS) e as secretarias municipais de Saúde e Educação, o PFF objetiva reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Dentre os benefícios proporcionados às famílias participantes estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

De acordo com a coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF) da SPD, Natália Alexandre, o município de Caucaia conta com outros cinco grupos do PFF. As atividades de cada grupo deverão ser concluídas até o final de 2016. Este ano, famílias de 20 municípios estão sendo favorecidas com o programa.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, ressalta que a SPD está presente em 25 municípios cearenses, através do Sistema integrado de Prevenção (SIP), que engloba cinco programas de prevenção às drogas. São eles: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, desenvolvidos em parceria com a Senad e Ministério da Saúde; Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br