Juventude do Futuro: SPD dá continuidade ao monitoramento

9 de novembro de 2016 - 14:43

Trabalho avalia aplicação dos programas federais de prevenção às drogas

Mais uma etapa do trabalho de monitoramento do Projeto Juventude do Futuro (JF) acontece esta semana, contando com a participação de profissionais da educação e saúde dos municípios de Sobral, Viçosa do Ceará, Caucaia, Maranguape e Aracati. O JF envolve a aplicação dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes.

Nesta quarta-feira, 9, os encontros acontecem nos municípios de Sobral e Caucaia. No primeiro, será avaliada a efetivação dos programas Jogo Elos e #Tamojunto em escolas de Sobral, Viçosa do Ceará, Itapipoca e Massapé. A reunião ocorre no Centro de Educação à Distância do Ceará. A coordenação é da formadora federal Núbia Caetano e da gestora estadual Gessyka Alves.

Em Caucaia, será monitorado o programa de prevenção Famílias Fortes (PFF). O encontro acontece na sede da Secretaria de Educação do Município, com coordenação da formadora federal Luana Bandeira e da gestora estadual Gabriela Alves. Na quinta-feira, 10, na sede da SPD, ocorrerá o monitoramento da execução o PFF no município de Maranguape. Na sexta-feira, 11, é a vez do monitoramento do Jogo Elos no município de Aracati.

A coordenadora do Sistema Integrado de prevenção (SIP) / PF da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), Natália Alexandre, destaca que o monitoramento tem por objetivo acompanhar as atividades desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal contempladas pelo JF, com a correção de problemas na aplicação dos programas de prevenção às drogas.

Natália Alexandre informa que, em 2016, o Projeto Juventude do Futuro da SPD favorece estudantes e famílias de 20 localidades cearenses. Ela lembra que os programas federais de prevenção são coordenados em todo o País pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a implantar os três programas de prevenção, simultaneamente, em 11 cidades, em 2015. 

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara