Ceará Pacífico: SPD participa de reunião de monitoramento

23 de novembro de 2016 - 17:58

Primeiro território de atuação é o bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza

A convite da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira; e a secretária Executiva da pasta, Aline Bezerra Câncio, participaram de reunião estratégica de monitoramento do Pacto por um Ceará Pacífico, iniciativa do Governo do Estado que abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, na sede da vice-governadoria.

O Pacto por um Ceará Pacífico envolve ações integradas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania; Direitos Humanos; Educação; Ciência e Tecnologia; Saúde; Políticas sobre Drogas; Trabalho e Desenvolvimento Social; Cultura; Esporte; Juventude; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, definidos em planos de trabalho, com a participação de outros poderes instituídos, sociedade civil e iniciativa privada. O bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, foi instituído como o primeiro território de atuação, sendo o projeto-piloto.

Durante o encontro, a vice-governadora defendeu a efetividade de ações conjuntas nos territórios contemplados, bem como o monitoramento de todas as iniciativas. A ideia é assegurar o cumprimento da meta de melhoria do contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

A SPD participa do Pacto com a efetivação do Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), iniciativa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Através do PFMC, a SPD fortalece os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduz os fatores de risco, especialmente junto à população jovem.

O PMFC no Vicente Pinzón está favorecendo cerca de mil pessoas atendidas pelas instituições Casa da Paz, Gamac, Quebra Molas, Ondas da Arte, Casa de Costura e Associação Arte e Costura, todas agregadas à União dos Jovens do Vicente Pinzón (UJVP). Além de cursos de artesanato, os beneficiários também participaram de uma série de rodas de conversa e oficinas formativas sobre promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas sob a coordenação de técnicas da SPD.

A presença da Secretaria no Pacto inclui, ainda, a implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA), desenvolvido em escolas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual. No Vicente Pinzón, o JA está sendo implementado na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Matias Beck, EEFM Deputado Manoel Rodrigues e Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges. Um total de 2.300 mil estudantes estão sendo contemplados.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara