Juventude em Ação: SPD encerra programa em Iguatu em 2016

16 de dezembro de 2016 - 18:59

Alunos beneficiados são protagonistas na prevenção às drogas

Eles participaram de uma verdadeira ciranda de prevenção às drogas. Finalmente, chegou o momento de mostrar todo o aprendizado sobre a temática em forma de diversas manifestações e apresentações artísticas e culturais. A ideia é ressaltar a determinação dos jovens de se manterem livres de quaisquer dependências químicas. Agora, eles são protagonistas na prevenção às drogas, multiplicando os saberes sobre a importância de uma vida saudável.

A programação festiva marcará o encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) em Iguatu, em 2016. A iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) beneficiou cerca de 3.200 estudantes de sete escolas de ensino médio da rede pública estadual no município, que fica localizado na macrorregião Centro-Sul do Ceará. O evento de conclusão do JA será realizado na tarde da terça-feira, 20, a partir das 14h30, no Liceu de Iguatu Doutor José Gondim.

Além dos estudantes do Liceu de Iguatu, também estarão presentes ao evento os alunos das demais escolas beneficiadas com a ação preventiva da SPD. São elas: Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Amélia Figueiredo de Lavor, EEEP Antonio Albuquerque, Escola de Ensino Médio (EEM) Filgueiras Lima, EEM Francisco Holanda Montenegro, EEEP Lucas Emanuel e EEM Adauto Bezerra. Todos participarão do sorteio de prêmios e da entrega de troféus às equipes de alunos vendedoras da gincana cultural do JA.

A coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, psicóloga Miriam Barreto, explica que, através do Juventude em Ação, os estudantes iguatuenses do ensino médio tiveram a oportunidade de participar de uma movimentada gincana cultural que envolve atividades integrativas, exposições, o jogo retrô interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, rodas de conversa e oficinas, dentre outras. Todas as tarefas giraram em torno da prevenção ao uso de drogas, alcançando, além dos alunos, seus familiares, amigos e a comunidade onde estão inseridos, numa grande ciranda de promoção do bem-estar e em prol de uma vida saudável, bem longe das drogas.

Na avaliação de Miriam Barreto, a prevenção caminha ao lado da educação. “O programa Juventude em Ação ajuda a formar cidadãos de bem e livres das drogas, além de proporcionar uma importante discussão sobre o tema, de forma aberta e sem preconceitos”, destaca a coordenadora do JA, lembrando que o Ceará é foi o Estado pioneiro no País a implantar um programa de prevenção às drogas voltado diretamente para os estudantes do ensino médio, numa iniciativa genuinamente cearense viabilizada pela equipe do SIP da SPD.

O evento em Iguatu deverá contar com a presença da vice-governadora do Estado, Izolda Cela; e do prefeito e do vice-prefeito eleitos de Iguatu, Ednaldo Lavor e Doutor Marcos Sobreira; além da deputada estadual e ex-secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, dentre outras autoridades civis e militares e representantes do corpo docente dos estabelecimentos de ensino beneficiados.

Em sua primeira fase, o programa Juventude em Ação alcançou 19 escolas da rede estadual distribuídas em sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. Na segunda fase, o JA está em 16 municípios, favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.

Serviço:

Evento: Encerramento do Programa Juventude em Ação em Iguatu
Local: Liceu de Iguatu Doutor José Gondim (Ruia 25 de março, s/n, Bairro Brasília, Iguatu-CE)
Data: 20/12/2016