Ex-colaborador da SPD lança livro

13 de janeiro de 2017 - 16:24

Secretário Marcelo Uchôa recebe obra assinada por Walmyr Castro

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, recebeu a visita do engenheiro, cantor, compositor, pós-graduando em Neurociência Clínica e, agora, escritor Walmyr Castro. Com experiência de mais de 40 anos de adicção ativa e bastante conhecido pelo personagem Neopineo, ele esteve na sede da SPD, na quinta-feira, 12, para presentear o titular da pasta com o livro – três em um – paradidático Manual do PropriOtário – A Otimização do Comportamento – Educação Comportamental.

Em processo de recuperação da dependência química desde dezembro de 2008, Walmyr Castro relata na obra sua vida até o limite da curatela, o tratamento, a reinserção social e todo o processo de autoconhecmento, autocuidado e recuperação pelo prisma da ótica e perspectiva paciente de um impaciente.

O Manual do PropriOtário é uma espécie de autobiografia bem-humorada da vida de um ser humano que se julgava dono de si próprio, agia com o único propósito de satisfazer a vontade própria, insistia na ação sem reflexão, sem partilha e vivia por ideologias mundanas, sem conexão algum com o poder superior.

Em ‘A Otimização do Comportamento’, o autor faz um relato resumido do aprendizado que obteve durante quase seis meses de tratamento de adicção e sugere um trabalho de alfabetização emocional para os educadores, orientando-os a participar de rodas de conversa, reuniões de partilha para torná-los concientes de suas dificuldades emocionais.

Na obra ‘Educação Comportamental’, Walmyr Castro revela uma proposta para preenchimento de lacuna na literatura cognitivo-comportamental para profissionais que trabalham com adicção, pois trata dos princípios fundamentais dos comportamentos que levam as pessoas às dependências, principalmente das drogas. O livro paradidático é prefaciado pelo padre, psiquiatra e fundador do Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bairro Bom Jardim, Rino Bonvini, e traz, ainda, depoimentos de estudiosos e especialistas na questão das drogas no Ceará.

Na conversa com o secretário Marcelo Uchôa, o autor abordou, ainda, sua trajetória após prestar serviços na SPD. Atualmente, segue ministrando palestras em escolas, instituições, comunidades trerapêuticas, presídios e empresas públicas e privadas, ocasião em que releva sua vivência a partir de quando envolveu-se com drogas, que o levaram ao “fundo do poço” e à necessidade de internação em uma clínica de recuperação para dependentes químicos.

Ainda no encontro, o titular da SPD expressou o interesse de promover um evento especial em que Walmyr Castro teria a oportunidade de abordar sua obra e experiências para pessoas interessadas em debater a questão das drogas. Os detalhes da programação serão discutidos oportunamente.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara