SPD abre inscrições para o I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas

7 de fevereiro de 2017 - 03:00

Evento será realizado no próximo dia 17, na Unipace

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) abriu, nesta terça-feira, 7, as inscrições para o I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento, promovido pela SPD, com o apoio de diversas secretarias, órgãos e entidades estaduais, está programado para o próximo dia 17 deste mês, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace); e terá como tema central “Tecendo caminhos para o plano estadual”. O objetivo da SPD é promover uma ampla discussão das políticas sobre drogas em nível nacional e local, dando início às reflexões que servirão de base à eventual sistematização da política estadual.

As inscrições para o seminário são gratuitas e estão sendo recebidas através de hotsite no portal da SPD. Estão disponíveis 500 vagas. A ferramenta também permite a inscrição de trabalhos relacionados à temática das drogas a serem apresentados durante o seminário, após análise e seleção por uma comissão julgadora definida pela Secretaria.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, destaca que a ideia é reunir profissionais das diferentes políticas públicas, organizações e movimentos sociais que atuam junto a pessoas, famílias e comunidades em questões que envolvam o uso de drogas lícitas e ilícitas.

A programação do evento está em fase final de elaboração. Já está acertada a realização de debates sobre os temas “Políticas sobre drogas no Brasil”, enfocada sob uma visão psicossocial, e “A descriminalização de drogas no Brasil”, abordada segundo a perspectiva jurídica. Haverá, também, dinâmicas voltadas à troca de experiências em políticas sobre drogas no Ceará, além do lançamento da exposição “Os olhares da prevenção ao uso de drogas”.

O secretário Marcelo Uchôa enfatiza a importância da ampla discussão da temática “drogas”, considerando a realidade do consumo, os preconceitos existentes no entorno da matéria e as preocupantes consequências decorrentes do uso problemático e do tráfico ilícito. “O seminário proporcionará uma importante troca de experiências e compartilhamento de informações. Nossa expectativa é que isso some às perspectivas do Ceará Pacífico, uma iniciativa do governador Camilo Santana”, aponta.

Serviço:

I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas
Local: Universidade do Parlamento Cearense – Unipace (Rua Barbosa de Freitas, s/n, Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará)
Data: 17/02/2017
Inscrições: http://migre.me/w0KhT
Apoio: Assembleia Legislativa do Ceará, Brasil Sem Drogas, Conselho Regional de Enfermagem, Defensoria Pública do Estado, Centro Regional de Referência (CRR) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE) e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br