I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas

14 de fevereiro de 2017 - 16:22

Evento será realizado no auditório da Unipace, com a participação de cerca de 500 pessoas interessadas na temática das drogas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promove, na próxima sexta-feira, 17, o I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas. O evento será realizado na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), pela manhã e à tarde; e terá como tema central “Tecendo caminhos para o plano estadual”. O objetivo da SPD é promover uma ampla discussão das políticas sobre drogas em nível nacional e local, dando início às reflexões que servirão de base à eventual sistematização da política estadual.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, enfatiza que a ideia é reunir profissionais de diferentes políticas públicas, organizações e movimentos sociais que atuam junto a pessoas, famílias e comunidades em questões que envolvam o uso de drogas lícitas e ilícitas.

A abertura do evento acontecerá às 8h30 da sexta-feira, com a realização de homenagem especial a pessoas que, ao longo dos anos, prestaram relevante contribuição às políticas sobre drogas no Estado do Ceará. Serão agraciados com certificados a secretária de Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França; a deputada estadual Mirian Sobreira; o professor e doutor Horácio Frota; e o presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), engenheiro Eudoro Santana.

A programação terá prosseguimento, a partir das 9 horas, com a realização de mesa redonda com o tema “Políticas sobre drogas no Brasil”, com a participação da professora Heloisa de Souza Dantas, mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e do professor doutor Fábio Gomes de Matos e Souza, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Medicina e Farmacologia pela UFC e doutorado/PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. A mediadora será a psicóloga Mayrá Lobato.

A segunda mesa redonda do Seminário, com o tema “A descriminalização das drogas no Brasil”, contará com a participação do promotor de Justiça da Infância e Juventude do Estado do Mato Grosso do Sul, Sérgio Harfouche; e do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Haroldo Caetano da Silva. A defensora pública do Estado do Ceará e professora do curso de Direito da Faculdade Christus, Sandrá Sá, será a mediadora. Posteriormente, será realizado debate.

No início do período da tarde ocorrerá a mesa redonda sobre o tema “A Criminalização da Juventude”, tendo como palestrantes o coordenador técnico do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, Thiago de Holanda; e o coordenador Especial de Juventude do Governo do Ceará, Davi Barros Araújo. A assistente social e professora Jana Alencar Eleutério será a mediadora. Após, acontecerá a apresentação de programas e projetos da SPD pelo secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa; seguida de apresentação de experiências exitosas no Ceará no âmbito das políticas sobre drogas, com ênfase na prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional. Durante todo o seminário haverá a exposição das produções de beneficiários de projetos de prevenção desenvolvidos pela SPD.

O secretário Marcelo Uchôa destaca a importância da discussão da temática “drogas”, considerando a realidade do consumo, os preconceitos no entorno da matéria e as preocupantes consequências decorrentes do uso problemático e do tráfico ilícito. “O seminário proporcionará uma importante troca de experiências e compartilhamento de informações. Nossa expectativa é que isso some às perspectivas do Ceará Pacífico, uma iniciativa do governador Camilo Santana”, relata.

As inscrições para o seminário são gratuitas e estão sendo recebidas através de hotsite no portal da SPD (www.spd.ce.gov.br). Estão disponíveis 500 vagas.

Serviço:

I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas
Local: Universidade do Parlamento Cearense – Unipace (Rua Barbosa de Freitas, s/n, Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará)
Data: 17/02/2017
Inscrições: www.spd.ce.gov.br / http://migre.me/w0KhT / evento.spd.ce.gov.br/index.html
Apoio: Assembleia Legislativa do Ceará, Brasil Sem Drogas, Conselho Regional de Enfermagem, Defensoria Pública do Estado, Centro Regional de Referência (CRR) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE), Sebrae-CE e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br