SPD em sintonia com os movimentos sociais

24 de março de 2017 - 17:16

Secretário Marcelo Uchôa reforça importância do debate sobre a temática das drogas

Representantes de movimentos sociais diretamente envolvidos com a temática das drogas, gestores de Comunidades Terapêuticas (CTs), dirigentes de coordenadorias e Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 24, na sede da SPD. O encontro foi coordenado pelo titular da pasta, Marcelo Uchôa.

Na roda de conversa com o tema “Movimentos sociais: democratizando as políticas sobre drogas no Estado”, os participantes ressaltaram a importância do diálogo com a Secretaria e a parceria permanente em prol da população que enfrenta problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Neste aspecto, reinvindicaram a manutenção e expansão dos programas e projetos de prevenção já desenvolvidos pela SPD, a exemplo do Projeto Corre Pra Vida, que atende pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social.

Na ocasião, o secretário Marcelo Uchôa assegurou a continuidade das ações da SPD nos eixos da prevenção, acolhimento / tratamento e reinserção social e enumerou pontos do cronograma de ações para o decorrer do ano. Além disso, reiterou que a Secretatria está de portas abertas para os diferentes segmentos sociais para o debate democrático sobre a temática das drogas.

IMG 4938Os participantes da roda de conversa também apontaram como fundamental a melhoria da estrutura de atendimento para usuários em estágio problemático e a importância da formação contínua dos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Outro tema debatido foi a necessária diferenciação, sobretudo na legislação específica, entre traficante e usuário de drogas, evitando-se a criminalização destes. A penalização mais severa de mulheres que se envolvem com o tráfico na condição de “mulas” ou “aviões” por imposição ou necessidade de sobrevivência foi igualmente abordada.

Marcelo Uchôa reiterou que dará continuidade aos encontros e rodas de conversa com a sociedade em geral para ampliar a discussão da temática das drogas. Para o próximo dia 4 de abril, na sede da SPD, está prevista uma roda de conversa com membros de entidades representativas de portadores de necessidades especiais, com o tema “Pessoas com deficiência: acessibilidade, inclusão e políticas sobre drogas”. A ideia é debater temas relacionados à política de drogas em convergência com os interesses de pessoas com deficiência, valorizando a dignidade.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara