SPD aposta na acessibilidade

7 de abril de 2017 - 18:06

Parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado viabiliza ações

Parceria firmada entre a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado começa a tomar forma. O objetivo é garantir a acessibilidade aos beneficiários das diversas ações implementadas da SPD, em especial pessoas inseridas nesse contexto.

A primeira iniciativa no âmbito da parceria alcançará estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual que serão beneficiados com a aplicação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação da SPD em 2017. Todo o material didático a ser usado pelos alunos contará com exemplares impressos em braille para utilização por jovens com deficiência visual, o que assegurará o acesso à informação em igualmente com os demais estudantes.

Os municípios que receberão o JA este ano, bem como o número de estudantes a serem contemplados ainda está sendo definido pela SPD. “Contudo, já está assegurada a disponibilização de material didático do programa em braille”, comemora a gerente do Juventude em Ação, Miriam Barreto. A gestora e toda a equipe do JA estiveram reunidas, esta semana, com a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Idosos e as Pessoas com Deficiência, Rebecca Cortez. Na ocasião, detalhes em prol da acessibilidade de pessoas com deficiência visual foram abordados.

acesso2Outra iniciativa a ser implementada é a utilização de guia de acessibilidade por técnicos da SPD quando do monitoramento de entidades que prestam serviço de acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Além disso, as visitas periódicas da Secretaria às comunidades terapêuticas contarão com a participação de técnicos da Coordenadoria para garantir a implementação de todos os itens necessários para a acessibilidade aos acolhidos com alguma deficiência física.

Em encontro recente com o secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, a coordenadora Rebecca Cortez enalteceu a preocupação da SPD com a questão da acessibilidade de pessoas com deficiência, considerando que um número significativo desse público é usuário de drogas. Ele reiterou que a Coordenadoria está atenta para articular, assessorar e participar de ações intergovernamentais voltadas para a dinamização das políticas públicas para os idosos e as pessoas com deficiência.

O secretário Marcelo Uchôa também destacou a parceria. Ele avalia que a acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo aquelas com algum tipo de deficiência física. Segundo ele, a ideia é estender a acessibilidade para pessoas com deficiência para as diversas áreas de atuação da SPD, incluindo informação, meio físico, tecnologias, serviços e outras, identificando e inibindo barreiras e disseminando o conceito de desenho universal.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara