Democratizando as políticas sobre drogas

11 de abril de 2017 - 19:37

SPD dialoga com movimentos do campo, das águas e das florestas

O diálogo da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) com os movimentos do campo, das águas e das florestas no Ceará foi fortalecido com a realização de roda de conversa na manhã desta terça-feira, 11, na sede da pasta. No encontro, foram apresentadas demandas do setor no âmbito da temática das drogas.

A roda de conversa foi coordenada pelo secretário Marcelo Uchôa. Na ocasião, o titular da SPD fez um breve relato sobre programas e projetos da pasta, em especial na área de prevenção, além de informar sobre a iniciativa de dialogar com os diversos segmentos sociais sobre as políticas sobre drogas. “Pretendemos aperfeiçoar os mecanismos de aproximação com a sociedade. O contato direto permite conhecer as demandas e agilizar as soluções” destacou.

Presente ao encontro, Maria de Jesus dos Santos, membro da coordenação estadual do Movimento dos Sem Terra (MST), comentou sobre a massificação das drogas. “Elas estão chegando no campo a galope”, ressaltou. A dirigente defendeu o enfrentamento aos traficantes e o tratamento digno aos usuários de drogas, além de ações educativas junto à juventude e as famílias.

campo2Dirigente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Ceará (Fetraf-CE), Aury Alves Júnior, destacou a importância do diálogo com a SPD para apresentação das demandas envolvendo a temática das drogas. “Com a conversa democrática, podemos construir soluções”, avaliou. O coordenador de Desenvolvimento Agrário da SDA, Castro Júnior, reforçou a avaliação de Aury Alves e defendeu a desmistificação do tema “drogas”.

Ainda na roda de conversa, a gerente do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação, psicóloga Miriam Barreto, realizou uma explanação sobre a ação educativa, que beneficia estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Ao final do encontro, ficou acordado a realização de contatos mais intensos entre a SPD e os movimentos de campo, águas e florestas para a discussão de propostas e o encaminhamento de demandas.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara