SPD no Sertão dos Crateús

9 de maio de 2017 - 18:34

Visitas objetivam o fortalecimento das políticas sobre drogas na região

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) visita, na quarta-feira, 10, e quinta-feira, 11, dois municípios da macrorregião Sertão dos Crateús. A coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), Magda Coelho; e a assessora técnica Swami Marinho estarão em Ipueiras e Hidrolândia.

A programação nos dois municípios envolve a realização de encontros com profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de pessoas que atuam na área da prevenção às drogas. Em Ipueiras, o objetivo é fomentar a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compods). Em Hidrolândia, a ideia é fortalecer o colegiado local e alinhar fluxos.

O encontro em Ipueiras acontecerá na sede do Creas, amanhã, 10, a partir das 14 horas. Em Hidrolândia, a reunião será na Casa dos Conselhos, na quinta-feira, a partir das 9 horas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, ressalta a importância da criação e fortalecimento dos Compods nas diversas localidades cearenses numa forma de interiorizar das ações da SPD e estender as discussões sobre a temática das drogas, com a participação efetiva do conjunto da sociedade na construção de soluções.

Desde a sua implantação, a Secretaria contabiliza a formação de 25 Compods. Atualmente, o Ceará dispõe de 93 conselhos. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

Os Compods contam com a participação de representantes dos governos locais e da sociedade em geral. Os membros realizam reuniões periódicas, atuando como instância de assessoramento às administrações municipais em ações referentes às políticas sobre drogas.

Para obterem informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3238-5482.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br