SPD intensifica terceira edição do Juventude em Ação

30 de maio de 2017 - 13:11

Ciranda de prevenção beneficiará oito mil estudantes no Ceará em 2017

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) intensifica as atividades da terceira edição do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). Este ano, serão contemplados sete municípios cearenses. A iniciativa atende a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e alcança, também, as famílias dos alunos, docentes e lideranças comunitárias. A ciranda de prevenção beneficiará, ao todo, oito mil estudantes no Ceará.

Nesta terça-feira, 30, membros da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD estarão no município de Sobral, na Zona Norte do Estado, para a realização de oficina para apresentação e desenvolvimento de ações do programa. A atividade contará com a participação da direção, coordenação, professores, grêmio estudantil e líderes de salas da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Jarbas Passarinho. No estabelecimento, um total de 860 alunos serão contemplados com o JA.

Na quarta-feira, 31, a oficina será repetida na EEFM Miriam Porto, no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza. Na escola, 320 estudantes serão beneficiados com o JA. No mesmo dia, a equipe do SIP / JA estará no município de Capistrano, na região do Maciço de Baturité. Na Escola Ubiratan Diniz de Aguiar, ocorrerá encontro com lideranças estudantis e a coordenação escolar. O objetivo é organizar a divulgação do programa de prevenção junto ao corpo discente, formado por 800 estudantes.

A programação da equipe do SIP / JA para a quinta-feira, 1º/7, inclui oficinas de apresentação e orientação na Escola de Ensino Médio (EEM) Waldeci Machado de Almeida, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde 755 estudantes serão contemplados com o Juventude em Ação; e ainda nas escolas Estadual Caic Maria Alves Carioca, EEFM São Francisco de Assis e EEFM Santo Amaro, todas no bairro Bom Jardim, em Fortaleza; e na EEM Adail Barreto, em Maracanaú, na RMF, que juntas contam com mais de três mil alunos.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, lembra que os municípios contemplados com o programa Juventude em Ação este ano são os seguintes: Fortaleza, Capistrano, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte e Maracanaú. A ação preventiva é dividida em sete etapas e inclui mobilização, divisão de equipes de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa, construção do regulamento geral e realização de gincana artístico-cultural, com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do JA em cada escola envolve, ainda, multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorre a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

O JA proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. Os jovens deixam de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara