SPD agiliza edição 2017 do Projeto Juventude do Futuro

9 de junho de 2017 - 13:16

Programas federais de prevenção às drogas serão desenvolvidos em 16 municípios

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) agiliza os encontros com articuladores das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social visando o início das atividades do Projeto Juventude do Futuro nos municípios cearenses contemplados com a ação preventiva em 2017.

A região do Cariri foi a primeira do Estado escolhida pela SPD para as reuniões. Na quinta-feira, 8, a gerente do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF), Natália Alexandre, percorreu os municípios de Barbalha e Crato.

Na oportunidade, a gestora manteve diálogo com os articuladores dos dois municípios, esclarecendo dúvidas sobre o Projeto Juventude do Futuro e estabelecendo um calendário de atividades. Nesta sexta-feira, 9, Natália Alexandre está em Juazeiro do Norte.

O JF envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes por parte da SPD em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Em 2017, as cidades cearenses beneficiadas são as seguintes: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

Os programas atenderão alunos da rede pública matriculados no ensino fundamental I e II e famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social. As ações deverão ser desenvolvidas em, no mínimo, 32 escolas, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade social, envolvendo cerca de 560 profissionais.

O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas federais de prevenção, simultaneamente, em 10 cidades em 2015. Diante dos resultados positivos, o Projeto Juventude do Futuro foi ampliado em 2016 e consolida-se este ano no Ceará, demonstrando a forte atuação da SPD no eixo da prevenção, integrando ações de Saúde, Educação e Assistência Social.

Projeto Juventude do Futuro

O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° ao 5º ano do ensino fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca de ideias e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes cearenses.

O #Tamojunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental II na rede pública municipal. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. No ano passado, 1.874 estudantes do Estado foram contemplados.

O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A ação envolve a participação de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em 2016, foram realizados 6.132 atendimentos.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara