SPD agiliza edição 2017 do Projeto Juventude do Futuro

9 de junho de 2017 - 13:16

Programas federais de prevenção às drogas serão desenvolvidos em 16 municípios

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) agiliza os encontros com articuladores das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social visando o início das atividades do Projeto Juventude do Futuro nos municípios cearenses contemplados com a ação preventiva em 2017.

A região do Cariri foi a primeira do Estado escolhida pela SPD para as reuniões. Na quinta-feira, 8, a gerente do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude do Futuro (JF), Natália Alexandre, percorreu os municípios de Barbalha e Crato.

Na oportunidade, a gestora manteve diálogo com os articuladores dos dois municípios, esclarecendo dúvidas sobre o Projeto Juventude do Futuro e estabelecendo um calendário de atividades. Nesta sexta-feira, 9, Natália Alexandre está em Juazeiro do Norte.

O JF envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes por parte da SPD em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Em 2017, as cidades cearenses beneficiadas são as seguintes: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

Os programas atenderão alunos da rede pública matriculados no ensino fundamental I e II e famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social. As ações deverão ser desenvolvidas em, no mínimo, 32 escolas, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade social, envolvendo cerca de 560 profissionais.

O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas federais de prevenção, simultaneamente, em 10 cidades em 2015. Diante dos resultados positivos, o Projeto Juventude do Futuro foi ampliado em 2016 e consolida-se este ano no Ceará, demonstrando a forte atuação da SPD no eixo da prevenção, integrando ações de Saúde, Educação e Assistência Social.

Projeto Juventude do Futuro

O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° ao 5º ano do ensino fundamental I da rede pública de ensino. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca de ideias e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes cearenses.

O #Tamojunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental II na rede pública municipal. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. No ano passado, 1.874 estudantes do Estado foram contemplados.

O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. A ação envolve a participação de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em 2016, foram realizados 6.132 atendimentos.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br