Ação Cidadania e Saúde

23 de junho de 2017 - 18:17

SPD proporciona manhã de serviços na praça

A Praça Gustavo Barroso, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, transformou-se num espaço de serviços gratuitos e atividades artístico-culturais para a comunidade em geral na manhã desta sexta-feira, 23. No local, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promoveu a Ação Cidadania e Saúde, mais uma iniciativa inserida na programação da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. Cerca de mil atendimentos foram realizados.

O público presente à Ação Cidadanie e Saúde teve a oportunidade de usufruir de serviços como aferição de pressão arterial, vacinação, corte de cabelo, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal e tuberculose, assessoria jurídica, cálculo de IMC, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, lanche, oficina de pintura, orientação sobre prevenção às drogas, reiki, teste de glicemia, distribuição de plantas medicinais verde, orientações sobre prevenção ao câncer de mama, curativos e outros.

As apresentações artístico-culturais ficaram por conta do grupo Ronda Musical, Circuito Saúde Sesi e teatro do Centro de Recuperação Nova Vida. Entre um e outro serviço utilizado, o público teve a oportunidade de conferir as performances e até participar de quadrilha junina improvisada. Adultos e jovens se misturaram na iniciativa da SPD, vivenciando uma manhã de alegria e descontração.

cidadaniaA secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, coordenou as atividades na praça. Ela não abriu mão de percorrer as tendas e agradecer, pessoalmente, a colaboração dos parceiros da Secretaria para o sucesso da Ação Cidadania e Saúde. Na ocasião, foi acompanhada pela deputada estadual Mirian Sobreira, a primeira titular da SPD; e pelo comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros do Ceará, Coronel Carlos Viana; além da secretária Executiva da SPD, Tamara Holanda; e do secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira.

Aline Bezerra Câncio reiterou o foco da SPD na prevenção às drogas, em especial junto aos jovens; e destacou a III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas como mais uma oportunidade para chamar a atenção da sociedade cearense para as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas e da importância de uma vida saudável.

Conclusão

No próximo domingo, dia 25, as atividades da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas terão continuidade com a realização do III Passeio Ciclístico Pedalando Pela Vida. A largada será às 8 horas, no anfiteatro do Parque do Cocó, com chegada no mesmo local. O percurso total será de 15 quilômetros.

A programação da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas será concluída na segunda-feira, 26, Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas. Em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado (AL), a SPD promoverá o Simpósio de Políticas sobre Drogas – Novas Perspectivas no Eixo da Prevenção. Aberto ao público, o evento será realizado a partir das 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar da AL; e inclui palestras de especialistas na temática das drogas, com foco na prevenção.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 99910.3443 / comunicacao@spd.ce.gov.brfernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara