SPD visita municípios do Vale do Jaguaribe e Sertão Central

27 de junho de 2017 - 14:08

Objetivo é fomentar a criação de Compods e fortalecer as políticas sobre drogas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) iniciou nesta terça-feira, 27, a visita a três municípios cearenses. Técnicas da pasta estarão em Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe; e em Banabuiú e Ibicuitinga, no Sertão Central cearense.

A programação nas localidades consta da realização de rodas de conversa com profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de membros de conselhos tutelares e pessoas que atuam na área da prevenção às drogas. O objetivo é fomentar a criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods), instâncias de assessoramento dos governos locais no âmbito da temática das drogas.

O primeiro encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Morada Nova. Em Banabuiú e Ibicuitinga, as reuniões ocorrerão na quarta-feira, 28, às 9 horas; e na quinta-feira, 29, no mesmo horário, respectivamente, na sede dos CRAS e na Secretaria de Assistência Social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, ressalta a importância da criação de Compods numa forma de interiorizar das ações da SPD e ampliar as discussões sobre a temática das drogas, com a participação efetiva da sociedade na construção de soluções e no desenvolvimento de ações referentes à política sobre drogas.

“A SPD reforça o compromisso de fomentar a criação de Compods. Daí, a visita às localidades cearenses que ainda não contar com um colegiado para oferecer orientação aos gestores e lideranças comunitárias sobre como constituir e tornar ativo esse espaço de participação social e fortalecimento das políticas sobre drogas”, diz a titular da SPD.

Desde a sua implantação, em 2015, a SPD contabiliza a formação de 25 Compods. Atualmente, o Ceará dispõe de 93 conselhos. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

Os Compods promovem reuniões periódicas com ampla participação da comunidade e desenvolvem atividades no âmbito das políticas sobre drogas, contando com o apoio técnico da Secretaria.

Para obterem informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3238.5482.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br