Simpósio aborda novas perspectivas no eixo da prevenção às drogas

27 de junho de 2017 - 12:29

Evento conclui programação da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

Um público eclético lotou o Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa (AL) na tarde da segunda-feira, 26. No espaço nobre, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) promoveu o Simpósio de Políticas sobre Drogas – Novas Perspectivas no Eixo da Prevenção. A plateia acompanhou, atentamente, as palestras proferidas durante o evento, demonstrando seu interesse em absorver novos conhecimentos sobre a temática das drogas.

O simpósio na AL marcou o encerramento da programação da III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que envolveu a realização de uma série de atividades coordenadas pela SPD com foco no prevenção às drogas e na adoção de uma vida mais saudável. O evento também marcou a passagem do Dia Internacional da Luta contra o Abuso e o Tráfico de Drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, abriu o simpósio realizando um breve resumo das atividades efetivadas durante a III Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. A titular da SPD agradeceu a colaboração dos parceiros para a concretização das ações e reiterou a prevenção às drogas como o principal foco de atuação da pasta. O secretário Especial Adjunto da SPD, Cláudio Saraiva, enfatizou a importância da ampla discussão da temática das drogas.

A primeira palestra da tarde foi proferida pela psicóloga Luana Bandeira, especialista em Saúde da Família e Comunidade e formadora federal do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes pelo Projeto Prevenção & Pesquisa (parceria Senad e Fiocruz).

Ao discorrer sobre o tema “Prevenção ao uso / abuso de álcool e outras drogas: programas baseados em evidências científicas como perspectiva de um novo paradigma”, Luana Bandeira defendeu a mudança de paradigmas no âmbito da prevenção às drogas, reduzindo-se as atividades pontuais e investindo-se em ações com acompanhamento, visando resultados a longo prazo.

simposio2“Devemos priorizar o fortalecimento das habilidades de vida, a capacidade de manejar emoções, resolver problemas e tomar decisões mais assertivas. É fundamental o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico e o fortalecimento dos vínculos familiares”, enfatizou Luana Bandeira, citando os programas de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) no Ceará, desde 2015, numa parceria com a SPD, com resultados positivos junto a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A palestra seguinte foi proferida pela terapeuta ocupacional Ozarina Aquino, que abordou o tema “Tecendo uma rede intersetorial de prevenção sobre drogas”. Mestra em Saúde Pública, especialista em Saúde da Família e educadora biocêntrica, a palestrante comentou sobre a importância da implantação de uma rede de prevenção às drogas nas diversas localidades, com a observância de itens fundamentais para sua efetividade.

“É preciso observar a priorização das áreas de intervenção, formação de grupos de trabalho, pactuação com a gestão intersetorial e construção do plano de trabalho, construção da agenda de compromisso e formação da rede, implantação e implementação das metodologias do plano de trabalho de prevenção e avaliação permanente”, enumerou Ozarina Aquino.

A última palestrante do simpósio foi a assistente social Micheline Said, especialista em dependência química, assessora de Políticas sobre Drogas e presidente do Compod do Eusébio-CE, além de coordenadora do CAPS AD local. Ao abordar o tema “Experiências das ações de prevenção às drogas no município do Eusébio”, a especialista comentou sobre o uso cada vez mais frequente e precoce das drogas pela população, defendendo que intervenções preventivas tornam-se cada vez mais prementes. “A prevenção é o grande investimento para a reversão do consumo de drogas”, enfatizou.

A programação foi finalizada com o debate sobre os temas abordados, seguido da entrega de certificado de participação no simpósio às palestrantes convidadas. A secretária Aline Bezerra Câncio realizou a outorga. Posteriormente, ocorreu breve momento de confraternização entre todos os presentes ao simpósio idealizado pela SPD.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 – 99910.3443 / comunicacao@spd.ce.gov.brfernando.brito@spd.ce.gov.br