SPD participa da VI Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas de Sobral

30 de junho de 2017 - 17:38

Atividade no município se insere nas ações que permeiam o Ceará Pacífico

Em fortalecimento à parceria permanente mantida com o Conselho Municipal de Políticas Publicas sobre Drogas (Comad) e a Prefeitura, a SPD integrou-se à programação alusiva à VI Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas de Sobral, município da Zona Norte do Estado.

As atividades desta sexta-feira, 30, foram realizadas no auditório da Prefeitura de Sobral. O seminário, com o tema “Os desafios, limites e possibilidades das políticas públicas sobre drogas”, contou com a participação da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel.

Na oportunidade, a gestora realizou uma explanação sobre os programas e projetos desenvolvidos pela SPD no Estado do Ceará, com ênfase na prevenção às drogas. Também participaram do seminário o professor Paulo Quinderé, docente do curso de psiclogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Sobral; e a assessora Especial de Políticas sobre Drogas do município do Eusébio, Micheline Bravo.

Alessandra Pimentel aproveitou para destacar a ação do Comad de Sobral ao coordenar e desenvolver ações referentes às políticas sobre drogas na localidade, constituindo-se num espaço ativo de participação social e principal instância de assessoramento do governo local sobre a temática das drogas.

sobral3Ainda no evento, Alessandra Pimentel e Micheline Bravo foram agraciadas com a Medalha da VI Semana Municipal de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas de Sobral, que teve como slogan “Fazendo prevenção, vem dialogiar meu irmão! – #Todos pela Prevenção”.

A programação na Prefeitura de Sobral foi prestigiada por significativo público e contou com a presença da coordenadora de Atenção à Saúde de Sobral, Josiane Dornelles; do presidente do Comad, Chiquinho Silva; do coordenador da Juventude, Victor Pontes; e da coordenadora Municipal de Políticas sobre drogas, Claudine Aguiar.

Ceará Pacífico

O município de Sobral integra a ação Ceará Pacifico. Nesse tocante, as atividades da Semana incluíram uma intervenção social no Caiçara, uma área foco desta política no município. O Ceará Pacífico é uma iniciativa do Governo do Estado, sob a coordenação da vice-governadora Izolda Cela, abrangendo programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade.

Com o objetivo de construir uma cultura de paz, o Ceará Pacífico opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br