Programa Famílias Fortes: edição 2017 em preparação

24 de julho de 2017 - 18:55

Ação preventiva alcançará 16 municípios cearenses

A definição das etapas de trabalho necessárias para o início da implementação do programa federal de prevenção às drogas Famílias Fortes no Ceará, em 2017, pautou a reunião entre técnicas vinculadas à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e gestoras do programa no Ceará, agregadas ao Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Projeto Juventude do Futuro da SPD. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24, na sede da Secretaria.

O Programa Famílias Fortes (PFF) será desenvolvido pelo terceiro ano consecutivo no Ceará. O início das atividades está previsto para o mês de agosto próximo. A ação preventiva beneficiará famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade que enfrentam situação de vulnerabilidade social.

Em 2017, as cidades cearenses beneficiadas são as seguintes: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

Inicialmente, ocorrerá a formação dos profissionais responsáveis pela aplicação do programa em cada localidade. Eles atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas secretarias municipais da Saúde e da Educação.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca que o PFF tem o objetivo de reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Ao todo, são sete encontros semanais entre os profissionais e as famílias, com duas horas de duração cada um, com a abordagem de temas da vida em família e o estímulo à conversação familiar. Dentre os benefícios do PFF estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas; a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spc.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br