Famílias Fortes: SPD inicia apresentação do calendário de capacitação

26 de julho de 2017 - 18:13

Em 2017, 16 municípios cearenses são contemplados com o programa de prevenção às drogas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) iniciou, nesta quarta-feira, 26, os encontros com representantes das áreas da educação, saúde e assistência social de 16 municípios cearenses.

O objetivo das reuniões é apresentar o calendário de formação de profissionais em cada localidade para a aplicação do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes, além de discutir mudanças geradas pelas avaliações mais recentes sobre a ação preventiva.

O primeiro encontro aconteceu na manhã de hoje, 26, na sede da SPD, com a participação de representantes do município de Redenção. A reunião contou, ainda, com a presença das formadoras federais e das gestoras do Programa Famílias Fortes (PFF) no Ceará. A ideia é iniciar a capacitação a partir da primeira semana de agosto próximo.

Em 2017, o PFF chega ao seu terceiro ano de aplicação no Ceará. A ação preventiva beneficia famílias de crianças e adolescentes da faixa etária de 10 a 14 anos de idade que enfrentam situação de vulnerabilidade social.

Este ano, as cidades cearenses beneficiadas com o programa são as seguintes: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

O PFF envolve sete encontros semanais entre os profissionais capacitados e as famílias em situação de vulnerabilidade social, com duas horas de duração cada um, com a abordagem de temas da vida em família e o estímulo à conversação familiar. As reuniões acontecem nos CRAS e nas escolas da rede pública.

Dentre os benefícios do programa estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas; a promoção da interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spc.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara