SPD retoma Projeto Corre Pra Vida

28 de julho de 2017 - 18:21

Encontro define estratégias

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 28, na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), marcou a retomada das atividades do Corre Pra Vida. O projeto envolve a abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, sobretudo aquelas que fazem uso de drogas.

Coordenado pela secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, o encontro contou com a presença de toda a equipe do Projeto Corre Pra Vida, entre coordenação, profissionais interdisciplinares e redutores de danos, além do pessoal de apoio.

Na ocasião, foi acertado o reinício das atividades da equipe do Corre Pra Vida em locais de uso de drogas e de acesso por parte da população em situação de rua. A ideia é disseminar a informação sobre o retorno do projeto aos beneficiários da etapa anterior, bem como buscar novos beneficiários, com ênfase na redução de danos, cuidados com a saúde e garantia dos direitos.

Também foi acordado, no encontro, a realização de ampla escuta junto a pessoas em situação de rua que circulam pelo Centro de Fortaleza para a definição do novo local de instalação do contêiner do Projeto Corre Pra Vida. Anteriormente, o equipamento funcionava na área denominada de Oitão Preto, junto à Santa Casa de Misericórdia.

Enquanto o contêiner passa por reforma e não ocorre a definição do novo local do equipamento, a equipe do Corre Pra Vida atuará em pontos variados de Fortaleza, contando com a estrutura da unidade móvel do projeto.

A secretária Aline Bezerra Câncio destaca a importância da retomada do Corre Pra Vida, que realizou mais de 46 mil atendimentos ao longo de 2016. “A iniciativa busca resgatar a auto-estima das pessoas em situação de rua, sobretudo aquelas que fazem uso problemático de drogas, além de ampliar as possibilidades de vida através da promoção e acesso à saúde e aos direitos individuais e coletivos”, enfatiza.

Em sua plenitude, o projeto se efetiva através de um ponto de acolhimento (contêiner), com sanitário e chuveiro; e a oferta de kits de higiene e saúde; ações de campo e o encaminhamento e acompanhamento do usuário para a rede de atenção, conforme a demanda apresentada.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara