SPD fomenta criação de Compods

2 de agosto de 2017 - 17:23

Secretaria oferece orientações

Constitui-se em atribuição da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) atuar na implantação e fortalecimento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas localidades cearenses. Com esse intuito, a pasta orienta gestores e comunidades sobre como formar e tornar ativo o espaço de participação social e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em cada município.

O Ceará dispõe, hoje, de 93 Compods. Deste total, 25 foram constituídos a partir da criação da SPD, em 2015, pelo governador Camilo Santana. A ideia é que sejam implantados conselhos em todos os 184 municípios do Estado.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, informa que a SPD tem realizado visitas a localidades que ainda não contam com Compod. O objetivo é dialogar com os diversos atores sociais para fomentar a instalação dos colegiados. A gestora destaca que a criação dos conselhos é um indicativo do compromisso municipal com a questão das drogas e seu impacto na saúde pública.

Quando ativos, os Compods realizam reuniões periódicas e desenvolvem atividades que articulam-se com políticas afins. Além disso, acompanham as ações municipais nos eixos da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção socioprofissional previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

Para obterem informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3238-5482.

(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br