Juventude do Futuro no Centro-Sul do Ceará

16 de agosto de 2017 - 15:52

Primeira titular da SPD, deputada estadual Mirian Sobreira recebe homenagem

Concorrida solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 16, na Escola de Saúde Pública de Iguatu, marcou o lançamento do Projeto Juventude do Futuro – Edição 2017 na região Centro-Sul cearense. A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) coordenará as atividades preventivas a serem realizadas em Iguatu, Quixelô e Icó.

Através do Projeto Juventude do Futuro, a SPD aplicará os programas de prevenção às drogas Jogo Elos e Famílias Fortes junto a estudantes do ensino fundamental I e II de escolas da rede municipal de Iguatu e Quixelô e para famílias em situação de vulnerabilidade social em Iguatu, Quixelô e Icó.

O evento em Iguatu contou com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, foi representado pelo vereador Rubenildo Cadeira. Primeira titular da SPD, a deputada estadual Mirian Sobreira também esteve presente, além de gestores dos municípios de Icó e Quixelô.

Na oportunidade, a secretária Aline Bezerra Câncio discursou. A titular da SPD destacou a importância da efetivação dos programas federais de prevenção às drogas nos municípios do Centro-Sul do Estado e em outras localidades cearenses, o que tem contribuído para a ampla discussão da questão das drogas e, sobretudo, para a redução do uso e abuso de substâncias psicoativas.

O momento de emoção na solenidade ficou por conta de homenagem especial à deputada estadual Mirian Sobreira. A parlamentar foi agraciada com placa de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados como deputada, primeira titular da SPD e primeira secretaria de Políticas sobre Drogas de todo o País.

A comenda foi entregue à deputada Mirian Sobreira pela secretária Aline Bezerra Câncio. A parlamentar agradeceu a homenagem, aproveitando para fazer um breve relato sobre sua passagem no comando da SPD. No período, ela estruturou a pasta para a superação dos desafios inerantes às políticas sobre drogas.

A primeira etapa para a efetivação do Projeto Juventude do Futuro é a capacitação dos profissionais e apoiadores da Educação e Saúde de Iguatu, Quixelô e Icó. Oferecida pela SPD, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a formação já foi iniciada na sede do IFCE – Campus Iguatu, Unidade I – Areias.

JF em iguatu2Cerca de 70 pessoas estão sendo capacitadas pelas formadoras federais da Senad/Fiocruz Meline Varela, Glaina Santos e Núbia Caetano. A formação no programa Jogo Elos se desenvolve em módulos. Os participantes aprenderão a desenvolver, em sala de aula, uma proposta lúdica que produz uma interação harmônica e cooperativa entre educandos e educadores, estimulando a construção de espaços propícios para o aprendizado em geral e a prevenção ao uso de drogas.

Inserido no Projeto Juventude do Futuro da SPD, o Jogo Elos será desenvolvido em escolas de ensino fundamental I da rede municipal de Iguatu e Quixelô ao longo do segundo semestre letivo, beneficiando crianças de 6 a 10 anos de idade.

A formação de profissionais para a aplicação do programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF) beneficia servidores lotados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Serão atendidas famílias em Iguatu, Icó e Quixelô.

Formação no Cariri

Ainda nesta quarta-feira, 16, prosseguem as capacitações para o PFF e Jogo Elos destinadas a profissionais dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha e efetivadas pelas formadoras federais Luana Bandeira e Flávia Lacerda. O local das formações é o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), no Crato.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br