SPD e Prefeitura de Umirim se unem em prol da prevenção às drogas

19 de agosto de 2017 - 12:40

Administração municipal agilizará a criação do Compod

Umirim é mais um município cearense a juntar-se à Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em prol da efetivação, em parceria, de ações junto à população voltadas para a prevenção ao uso de entorpecentes. A união entre o executivo municipal e a pasta estadual começou a ser concretizada na sexta-feira, 18, quando a titular da SPD, Aline Bezerra Câncio, visitou a cidade e manteve encontro com gestores locais.

No diálogo, foram abordados os passos para a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Umirim por iniciativa governamental. O colegiado atuará como o órgão consultivo da administração para a implementação das políticas públicas sobre drogas. Também será responsável pela criação do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

Ainda na sexta-feira, pela manhã e à tarde, a SPD levou orientações sobre prevenção às drogas para estudantes das escolas José Pinheiro Sales e Raimundo Alves, tradicionais estabelecimentos de ensino de Umirim. Na conversa com os alunos, a psicóloga Michelle Bezerra tirou dúvidas dos jovens e esclareceu mitos e verdades sobre o consumo de substâncias psicoativas.

No período noturno, a secretaria Aline Bezerra Câncio prestigiou a solenidade de lançamento do Selo Unicef – Edição 2017/2020 em Umirim. O evento aconteceu à noite, no Calçadão Municipal; e foi comandado pelo prefeito Felipe Uchôa, contando com expressiva participação popular.

IMG-20170819-WA0000Na oportunidade, foram apresentados os parâmetros e metas que o município necessita observar para a conquista do Selo Unicef, que demonstra a priorização das politicas e o orçamento público voltado às crianças e adolescentes, atuando como uma ferramena que permita avanços na qualidade de vida dos jovens.

A secretária Aline Bezerra Câncio acompanhou a programação ao lado do prefeito Felipe Uchôa e dos secretários municipais da Saúde, José Afrânio Pinheiro Júnior; da Assistência Social, Benedita Teixeira; e da Educação, Didier Cavalcante; do chefe de Gabinete, Glaydson Mota; e do advogado do município, Dr. Beline, além de outras autoridades. A coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, acompanhou a secretária em todas as atividades em Umirim.

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br