SPD e Prefeitura de Sobral unem forças no âmbito das políticas sobre drogas

12 de setembro de 2017 - 12:29

Secretária Aline Bezerra Câncio visita rede de atenção no município e reúne-se com gestor da Saúde

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça a parceria com a Prefeitura de Sobral para a efetivação das políticas públicas sobre drogas no município da Zona Norte do Estado. O acordo foi firmado durante reunião entre a titular da SPD, secretária Aline Bezerra Câncio; e o secretário de Saúde de Sobral, Gerardo Cristino.

O encontro entre os gestores aconteceu na tarde da segunda-feira, 11, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral. Gerardo Cristino destacou a importância do alinhamento das políticas sobre drogas entre a Secretaria de Estado e a Prefeitura Municipal em prol de sobralenses e outras pessoas residentes da Zona Norte do Ceará que enfrentam problemas relacionados à dependência química.

Para o secretário Gerardo Cristino, o uso de drogas preocupa os sobralenses, o que torna necessária a efetivação das melhores estratégias de abordagem e de cuidado das pessoas e seus familiares, além de assegurar respostas efetivas por parte da rede de atenção à saúde.

A secretária Aline Bezerra Câncio enalteceu a parceria com a Prefeitura de Sobral. No município, a SPD já desenvolve ações de prevenção às drogas junto a famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa Famílias Fortes tem o objetivo de reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Na reunião, também foi abordado a retomada das articulações para a restabelecimento da escola de redução de danos em Sobral, a fim de que passe a ocorrer uma formação contínua de profissionais nessa área.

sobral9Ainda durante a estada em Sobral, a titular da SPD visitou a unidade de acolhimento em construção no município, a sede do CAPS AD e Comunidades Terapêuticas (CTs) instaladas na cidade e entorno. A secretária esteve acompanhada da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; da coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas, Claudine Aguiar; e do gerente da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas na Secretaria da Saúde de Sobral, José da Silva Sousa (Zezinho do Sumaré).

Fotos: Carlos Silva

(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br