Famílias Fortes: programa é lançado em Redenção e Maranguape

20 de setembro de 2017 - 18:10

Ação preventiva alcançará 16 municípios cearenses este ano

Desenvolvido no Ceará pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF) entra na fase de efetivação junto aos beneficiários. Em 2017, serão contempladas cerca de 700 famílias de 16 municípios cearenses.

O lançamento nos municípios de Redenção e Maranguape aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, em solenidades realizadas, respectivamente, na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e na Câmara de Vereadores. A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, prestigiou o evento em Redenção, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), Magda Coelho; enquanto o secretário Especial Adjunto, Cláudio Saraiva; e a gerente do Projeto Juventude do Futuro (PJF), Natália Alexandre; representaram a SPD na programação em Maranguape.

Na solenidade em Redenção, o prefeito Davi Benevides falou ao público presente no Cras e ressaltou a parceria com o governo do Estado, através da SPD, no âmbito das políticas sobre drogas. Em seu discurso, a secretária Aline Bezerra Câncio reiterou a importância da parceria entre a SPD e a Prefeitura e pediu o engajamento das famílias no PFF para o pleno êxito da ação preventiva. “Como o próprio nome diz, o programa busca unir os membros das famílias e torná-las mais fortes para superar os desafios cotidianos, em especial as drogas”, afirmou a titular da SPD.

Em Maranguape, grande público ocupou o Plenário Vereador José Gadelha Júnior, da Câmara dos Vereadores, para acompanhar a solenidade. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do município, Vanessa Barbosa, representou o prefeito João Paulo Xerez. Em sua fala, o coordenador de Políticas Públicas sobre Drogas, Francisco Clécio Silva, agradeceu à SPD pela inclusão de Maranguape no PFF. Já a gerente do PJF, Natália Alexandre, enfatizou o apoio da gestão municipal para a efetivação do programa voltado às famílias.

maranguape22Em seu discurso, o secretário Especial Adjunto da SPD, Cláudio Saraiva, ressaltou a parceria entre a pasta e a Prefeitura Municipal e a importância da participação ativa das famílias no PFF, avaliando a prevenção como a iniciativa mais eficaz para evitar o uso e abuso de drogas. O gestor lembrou, ainda, o compromisso do governador Camilo Santana de aproximação permanente das secretarias, sobretudo a SPD, com a população a ser atendida e o fato de o Ceará ser o único Estado do País a contar com uma pasta específica para atuar no âmbito das políticas sobre drogas.

O programa

O PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Os grupos de famílias já foram constituídos e, a partir de agora, começam os encontros semanais nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de cada localidade, conduzidos por profissionais da assistência social e outros, envolvendo pais, responsáveis e os jovens.

Nos encontros, inicialmente em separado e posteriormente juntos para estímulo à conversação familiar, pais e filhos abordam temas da vida em família, como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse, proteção contra o abuso de substâncias e outros. Dentre os benefícios alcançados através do diálogo estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicativas, a maior interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

Além de Redenção e Maranguape, serão contemplados com o PFF em 2017 os seguintes municípios: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Icó, Quixelô e Iguatu. Este último, agilizou a formação dos facilitadores e a composição dos grupos de famílias, já iniciando as reuniões semanais. O primeiro encontro aconteceu na terça-feira, 19, na sede do Cras V iguatuense.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara