SPD prestigia Seminário do AA no Maciço de Baturité

25 de setembro de 2017 - 12:56

Secretário Especial Adjunto destaca parcerias

Pautando a interiorização de suas ações, bem como a presença em eventos diversos no Ceará e em todo o País que proporcionem uma visibilidade ainda maior à pasta e o fortalecimento de iniciativas intersetoriais, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) teve participação efetiva no I Seminário para Profissionais – Desenvolvendo Opiniões, Resgatando Vidas!. Iniciativa dos Alcoólicos Anônimos (AA) do Maciço de Baturité, o evento foi realizado na última semana, na sede da Faculdade Maciço de Baturité (FMB).

Dividido em cinco momentos, o seminário envolveu a abordagem dos temas AA e a Justiça, AA e a Medicina, a experiência de um alcoólatra em recuperação, apresentação da SPD / programas e projetos e rodada de discussões. Em toda a abordagem, o álcool foi apontado como a principal porta de entrada para as drogas. Nesse aspecto, o AA foi ressaltado como uma irmandade fundamental para apoio aos viciados em álcool. Com caráter voluntário, o AA reúne homens e mulheres para alcançar e manter a sobriedade, através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.

Nos grupos de AA, os membros se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios e desenvolvem uma compreensão mútua especial. Eles ressaltam que, hoje, são alcoólicos, mesmo que não bebam há anos e nunca dizem que não estão curados. Na avaliação da irmandade, o alcoolismo é uma doença física, mental e espiritual, progressiva, incurável e de término fatal. Dessa forma, não existe antigo alcoólico ou um ex-alcoólico. No AA, o doente pode tornar-se um alcoólico sóbrio e em recuperação.

A Irmandade funciona através de mais de 114.070 grupos em, aproximadamente, 180 países. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Não são cobradas taxas ou mensalidades. Por outro lado, o AA não está ligado a qualquer seita, religião ou movimento político, organização ou instituição. O propósito primordial dos membros é manterem-se sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

WhatsApp Image 2017-09-21 at 10.43.07Em sua fala durante o seminário, o secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva, fez um breve relato sobre a criação da SPD e as atividades que a pasta vem desenvolvendo desde a sua criação pelo governador Camilo Santana, em 2015. O gestor enfatizou que a Secretaria está de portas abertas para atender pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas, incluindo o álcool, e realizar os encaminhamentos necessários. Além disso, destacou as parcerias da SPD com entidades governamentais e sociedade civil organizada para minimizar os problemas relacionados à dependência química. 

Posteriormente, a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, realizou uma apresentação pormenorizada sobre a Secretaria. Na oportunidade, enumerou e explicou os programas e projetos em execução pela SPD, ressaltando as ações no eixo da prevenção às drogas, com foco nas crianças, jovens e suas famílias, reforçando os fatores de proteção e a interação familiar. Lidiane Rebouças aproveitou para destacar a importância dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) como colegiados de aconselhamento à gestão de cada localidade sobre a temática das drogas.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara