Famílias Fortes: programa conquista beneficiários

2 de outubro de 2017 - 14:05

Ação preventiva ocorre em 16 municípios cearenses este ano

Iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o programa de prevenção às drogas Famílias Fortes (PFF) já está em pleno andamento junto aos beneficiários. Este ano, estão sendo contempladas cerca de 700 famílias de 16 municípios cearenses.

Os grupos de famílias foram constituídos e, de imediato, iniciados os encontros semanais nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) de cada localidade. As reuniões são conduzidas por profissionais da Assistência Social e outros, envolvendo pais, responsáveis e os jovens.

Dentre os municípios contemplados, Iguatu tem se destacado pela intensa receptividade das famílias ao PFF. Os encontros semanais estão acontecendo no Cras I – Aguiar Mendonça, Cras II – Antonio Bezerra, Cras III – Santo Antonio, Cras IV – Irismeire Lopes, Cras V – Cohab e Cras VI – José de Alencar.

Nos encontros, inicialmente em separado e posteriormente juntos para estímulo à conversação familiar, pais e filhos abordam temas da vida em família, como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse, proteção contra o abuso de substâncias e outros. Dentre os benefícios alcançados, graças ao diálogo, estão a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, a maior interação entre pais e filhos e a melhoria do rendimento escolar.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, explica que o PFF é voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social. “O objetivo é reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, ressalta.

Estão sendo contemplados com o PFF em 2017 os seguintes municípios: Redenção, Maranguape, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Icó, Quixelô e Iguatu.

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara