SPD incentiva a criação de Compods

6 de outubro de 2017 - 17:57

Pasta também fortalece colegiados já existentes. A ideia é ampliar a discussão sobre a temática das drogas para a construção de iniciativas efetivas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) tem, dentre suas atribuições, a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas diversas localidades cearenses. Com esse objetivo, a pasta orienta gestores e comunidades sobre como constituir e tornar ativo o espaço de participação social e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em cada município.

Numa forma de fomentar e redimencionar as ações dos Compods, técnicas da Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) da SPD estão percorrendo localidades de todas as 14 macrorregiões do Estado. Em cada município ocorrem encontros com gestores e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de representantes da sociedade civil organizada.

Esta semana, foram visitados os municípios de Santa Quitéria, Tamboril e Catunda, no Sertão dos Crateús. Para até o final do mês, estão previstas visitas a cidades da região do Cariri. Em novembro, serão contemplados municípios do Maciço de Baturité. Nas visitas, as técnicas da SPD incentivam o diálogo entre sociedade civil e governo na perspectiva de fortalecimento do controle social a partir da criação e plena atividade dos conselhos.

Atualmente, a SPD contabiliza a formação de 24 Compods desde a sua criação, em 2015. Assim, levando em conta os colegiados já existentes anteriormente, o Ceará dispõe, hoje, de 95 Compods. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, enfatiza que a SPD está empenhada na instalação e fortalecimento dos Compods nos municípios cearenses. A gestora explica que a criação dos conselhos é um indicativo do compromisso municipal com a temática das drogas e seu impacto na saúde pública da localidade.

Quando ativos, os Compods realizam reuniões periódicas com participação ampla da comunidade. Em paralelo, desenvolvem atividades que articulam-se com políticas afins e acompanham as ações nos eixos da prevenção às drogas, acolhimento e reinserção socioprofissional de dependentes químicos.

Para obter informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Cointer, através do telefone (85) 3238-5482.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sogre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br